Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Egressa da UFPI participa de grupo de pesquisas na Universidade de Oxford.

Egressa da UFPI participa de grupo de pesquisas na Universidade de Oxford.

Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 15h51

WhatsApp Image 2019 10 07 at 14.41.1320191014154013

Joanna Darck junto ao seu grupo de pesquisas, na Universidade de Orxford.

A pesquisadora piauiense Joanna Darck, que é graduada na Universidade Federal do Piauí (UFPI) no curso de Ciências Biológicas, está na Universidade de Orfoxd, fazendo parte do grupo de pesquisa de Peter Ratcliffe, pesquisador que recentemente foi um dos ganhadores do Prêmio Nobel de Medicina.

Joana Darck atualmente faz Doutorado na Universidade de São Paulo (USP) e é bolsista Bolsa de Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). Sua pesquisa visa descobrir como as baixas taxas de oxigênio nas células de tumores podem fazer com que pacientes desenvolvam perda crítica de gordura e de massa muscular.

A pesquisadora diz estar muito animada com a pesquisa. "Atualmente tenho vivido o momento mais incrível da carreira de um cientista. A oportunidade de vivenciar esse momento com esse grupo incrível de pesquisa é magnifica. Meu objetivo sempre foi investir em ciência e educação de qualidade. Atualmente, ao longo dos meus 29 anos, me sinto realizada profissionalmente e isso será o melhor estímulo para prosseguir na minha carreira científica e acadêmica, estimulando sempre outros estudantes", afirma.

Joana Darck destaca, ainda, que uma pesquisa dessa magnitude é de grande importância não apenas para a comunidade científica, mas para a sociedade em geral, pois gera um alto poder econômico também. "O câncer tem sido a causa de morte de muitas pessoas em todo o mundo e temos lutado diariamente em busca de um tratamento. Temos tidos inúmeros avanços. Ontem tivemos a notícia dentro da comunidade acadêmica que pela primeira vez na América Latina, médicos da USP aplicaram imunoterapia, que usa celulas T do paciente para tratar um caso de linfoma gravíssimo e que levou a remissão total da doença. O impacto disso para uma sociedade e uma população é imensuravel. É louvável. É renovar as expectativas", afirma.