Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Núcleo de Pesquisa LAS da UFPI promove Workshop nesta quarta-feira (18)

Núcleo de Pesquisa LAS da UFPI promove Workshop nesta quarta-feira (18)

Última atualização em Quarta, 18 de Setembro de 2019, 17h59

Na tarde desta quarta-feira (18), foi realizada a abertura do Workshop "Química de Materiais: desenvolvimento e impacto na sociedade", pelo Laboratório de Automontagem Supramolecular (LAS), da Universidade Federal do Piauí (UFPI). A programação aconteceu no auditório do Departamento de Biologia, no Centro de Ciências da Natureza I (CCN I), às 14h. O evento também recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Piauí (FAPEPI).

DSC_0315.jpg

LAS promove Workshop nesta quarta-feira na UFPI

Com o objetivo de promover a divulgação e discussão mais profundas sobre os impactos dos trabalhos desenvolvidos pelo LAS, o evento também contribui diretamente para a promoção e ampliação do conhecimento e favorece a formação acadêmica de seus integrantes e demais membros da comunidade universitária, tanto da UFPI como de outras instituições de ensino.

Durante a programação,a mesa de honra foi composta pelos seguintes professores doutores: Herbert de Sousa Barbosa, chefe do Departamento de Química; Edmilson Miranda de Moura, diretor do CCN; Welter Cantanhêde, coordenador do workshop; Regina Lucia Ferreira, Pró-reitora de Ensino de Pós-graduação e Mariana Helena Chaves, subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Química.

DSC_0387.jpg

Mesa de honra do Workshop do Núcleo de Pesquisa LAS

O Prof. Dr. Welter Cantanhêde comenta a relevância e importância do evento não apenas para o LAS e para a comunidade acadêmica, mas para a sociedade, ressaltando as implicações da Química em seu desenvolvimento. "É inegável que o desenvolvimento de novos materiais promove o crescimento da sociedade, pois transforma a vida das pessoas com possíveis aplicações em áreas como a Industrial, Biológica, Ambiental, Medicinal, de Engenharia, entre outras. E nesse evento, em particular, pretendemos ampliar a discussão sobre a química de materiais e dar crescimento às pesquisas que são realizadas em nosso laboratório e que podem impactar na sociedade.

DSC_0384.jpg

Welter Cantanhêde, coordenador do Workshop

Para a Profa. Dra. Mariana Chaves, "um trabalho como este é muito importante. O LAS merece destaque por esses dez anos de atuação e por todos os resultados já obtidos nesse período. É maravilhoso ver o crescimento de um grupo assim, tão promissor, em nossa Universidade".

DSC_0391.jpg

Mariana Helena Chaves, subcoordenadora do Programa de Pós-graduação em Química

A programação de abertura contou ainda com a apresentação do grupo musical Quarteto da UFPI, coordenado pelo Professor do Curso de Música Samuel Fagundes.

DSC_0308.jpg

Quarteto da UFPI se apresente durante abertura do Workshop ralizado pelo LAS

Na ocasião, além de professores e discentes da Universidade, estiveram presentes professores e alunos de  da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA).

Sobre o LAS

O LAS foi criado em 2009, quando houve a reforma do Departamento de Química, por meio de trabalhos desenvolvidos pelos nossos alunos. Seu Núcleo de Pesquisa, atualmente, conta com nove doutorandos, 15 mestrandos e oito alunos de iniciação científica, totalizando cerca de 33 discentes, além de cinco professores pesquisadores que fazem parte dessa equipe. Ao longo desses dez anos, o LAS publicou dezenas de artigos e periódicos especializados, capítulos de livros, patentes e três capas de revistas.

google fotos.jpeg