Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudante do Curso de Física conquista 1º lugar em encontro de inovação agropecuária do Nordeste
Início do conteúdo da página

Estudante do Curso de Física conquista 1º lugar em encontro de inovação agropecuária do Nordeste

Imprimir
Última atualização em Sexta, 06 de Setembro de 2019, 15h16

IMG_9469.jpg

Aluna LannaIsabely Morais Sinimbu e o orientador Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel

Na tarde da última quinta-feira (05), a Universidade Federal do Piauí foi representada no AGTech Meio-Norte, primeiro grande encontro de inovação agropecuária do Nordeste, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Meio-Norte). Dentre os principais prêmios dedicados à área acadêmica, a aluna LannaIsabely Morais Sinimbu e o orientador Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel, ambos do Curso de Física da UFPI, ganharam o 1° lugar com o trabalho “Instrumentação com Arduíno para construçao de Chocadeiras Artesanais”. 

IMG_9493.jpg

LannaIsabely Morais Sinimbu

Na ocasião, a categoria “V Jornada Científica”, reuniu 109 trabalhos de discentes de Graduação e Pós-Graduação em atividade na UFPI e na Embrapa. Realizado em 2 meses, o projeto de Lanna Sinimbu, graduanda do 8° período do Curso de Física, foi desenvolvido com a intenção de facilitar a etapa inicial da produção de frango de corte e beneficiar pequenos produtores. “Tive a ideia de instrumentalizar um projeto voltado para a área de agronomiaque pudesse gerar um impacto futuramente, juntando, também, o propósito de favorecer a sociedade. Então, comecei a estudar sobre o funcionamento das incubadoras deavinos e o que eu poderia implementar no meu trabalho para que o mecanismo se tornasse ideal. Segundo Lanna, a tecnologia é uma alternativa mais acessível para os pequenos produtores da criação de aves. “A chocadeira artesanal veio como uma soluçãopara o processo de eclosão dos ovos com um menor custo, maior eficiência e uma grande capacidade de adaptaçãoem relação aos produtos deste segmento no mercado”, completa a estudante. 

IMG_9471.jpg

Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel

Para o Prof. Dr. Alexandre de Castro Maciel, docente do Departamento de Física da UFPI e orientador do projeto, o prêmio é resultado do esforço adquirido com os estudos desenvolvidos dentro da universidade. “No decorrer da Iniciação Científica, a Lanna aprendeu sobre algumas instrumentações que envolvem a parte de programação, aquisição de dados e montagens de sistemas. As técnicas em laboratório ajudaram na realização deste projeto que é um protótipo inteligente e que conseguimos baratear para a metade do preço comercializado no mercado”.

No estudo, o acompanhamento docente foi fundamental para que a tecnologia fosse vinculada as necessidades deste campo. “Procuro incentivar os alunos a experimentarem diversas coisas e tento ajudá-los nisso. Não fiquei surpreso com a premiação desta pesquisa porque a aluna costuma ser proativa. Acredito que aprender com o conhecimento gerado é sempre o mais importante”, comenta o orientador. 

WhatsApp Image 2019-09-06 at 08.33.21.jpeg

A expansão da pesquisa é prevista, principalmente, por meios tecnológicos. O equipamento possui uma placa que é capaz de realizar o monitoramento via internet. Pretendo ampliar a chocadeira artesanal, desenvolver novas habilidades e utilizar o material biológico para aprimorar a eficiência tecnológica do produto”, finaliza Lanna. 

WhatsApp Image 2019-09-06 at 08.33.22 (1).jpeg

Fim do conteúdo da página