Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Tem início a V edição do SEMEARES; evento segue o dia 7 e aborda o tema biodiversidade
Início do conteúdo da página

Tem início a V edição do SEMEARES; evento segue o dia 7 e aborda o tema biodiversidade

Imprimir
Última atualização em Quinta, 05 de Setembro de 2019, 18h00

IMG_9222-5.jpg

Começou hoje (4) a V edição do Seminário Regional de Educação Ambiental e Escolas Sustentáveis (SEMEARES). A solenidade de abertura foi realizada no Auditório do Colégio Técnico de Teresina (CTT). Este ano, o tema é “Biodiversidade” e tem como intuito contribuir para a criação de um espaço rico de troca de conhecimentos e experiências no âmbito da biodiversidade, envolvendo instituições parceiras que tenham como objetivo promover diálogos transparentes com um viés sustentável. Dessa forma, visa também incorporar a difusão de políticas e programas que promovam mudanças de atitudes na comunidade acadêmica e na sociedade em geral.

Clip #124-3.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Presente na abertura do evento, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, parabenizou a organizadora do evento, Profa. Dra. Maria Majaci Moura da Silva, agradeceu os parceiros e destacou a importância da temática do SEMEARES. “Esse tema é muito atual, considerando as discussões que temos acompanhado no Brasil e no mundo com relação ao meio ambiente. É muito pertinente que esteja acontecendo agora esse evento, com a participação de todos para que essa discussão seja ampla. É muito importante a presença e o protagonismo da universidade nessa discussão. Nossas universidades estão passando por um momento de dificuldade grande que tem comprometido o funcionamento das atividades acadêmicas, especialmente a pesquisa e a pós-graduação”, frisou.

IMG_9300-10.jpg

Profa. Dra. Maria Majaci Moura da Silva, Coordenadora do SEMEARES

Segundo a Coordenadora do SEMEARES, Profa. Dra. Maria Majaci Moura da Silva, o evento apresenta resultados práticos. “Já conseguimos implantar aqui no CTT, o Núcleo de Educação Ambiental e o projeto de energia solar que estão funcionando. E ultrapassamos os muros do CTT, conseguindo junto aos parceiros que eles desenvolvessem trabalhos na área de resíduos sólidos, de energia renováveis, inclusive de energia solar e, também, junto às empresas, que elas montassem as suas atividades de forma sustentável, relacionado com que elas produzem”, destacou.

IMG_9253-8.jpg

Mesa de abertura do evento

A mesa de abertura teve a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; pesquisadora da Fundação Osvaldo Cruz (FIOCRUZ), Dra. Liana Maria Ibiapina do Monte; Coordenador de Educação Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Fabiano Pessoa; Diretor do CTT, Prof. Dr. José Bento de Carvalho Reis; Superintendente de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI (SEBTT), Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbu Neto; Pró-Reitora de Extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Profa. Dra. Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes; Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Luanas Batista; Gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR), Benedito Rubens; e Assessor da Superintendência da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX), Daniel Moura.

V SEMEARES

As atividades desenvolvidas no V SEMEARES acontecem de 04 a 07 de setembro e abrangem conferências, palestras, mesas-redondas, apresentação de painéis, minicursos, oficinas, apresentação de trabalhos científicos em comunicação oral e em painéis, e formação de grupos de discussão. 

O V SEMEARES é promovido pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria Estadual de Educação (SEDUC), Instituto Federal de Educação (IFPI) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais (IBAMA), com a colaboração de instituições parceiras.

Para saber mais sobre o evento, acesse aqui.

Instituições parceiras

A Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Luanas Batista, destacou que a SEDUC é parceira na realização do SEMEARES desde a primeira edição. “Esse Seminário surgiu pela necessidade de uma formação de professores em educação ambiental, voltada para escolas sustentáveis e que foi oferecida pelo MEC. A partir daí, a necessidade da gente fazer esse acompanhamento do trabalho do professor após a formação que a UFPI ofereceu. Então, surgiu essa iniciativa da Seduc e UFPI de pensar nesse momento de socialização, de troca de experiência e, também, nessa insistência, falamos em insistência porque é um trabalho de formiguinha o da inserção da educação ambiental no currículo da escola”, frisou.

IMG_9324-16.jpg

Coordenadora de Educação Ambiental da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), Luanas Batista

O IFPI passou a integrar o grupo de parceiros já na segunda edição. “Para nós é uma grande satisfação estar presente nesse evento, até porque todos nós do Instituto comungamos com as temáticas abordadas pelo evento. Meio ambiente faz parte do eixo norteador dos nossos cursos e para nós é um prazer, uma honra e uma grata satisfação estarmos aqui com a Majaci organizando esse evento, proporcionando também aos nossos alunos um diferencial da nossa formação. Então, é uma parceria que deu muito certo, uma parceria de troca e de bons os frutos”, destacou Pró-Reitora de Extensão do IFPI, Profa. Dra. Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes.

IMG_9318-14.jpg

Pró-Reitora de Extensão do IFPI, Profa. Dra. Divamélia de Oliveira Bezerra Gomes

Outra parceira do evento é a Fiocruz. “O compromisso da Fiocruz é com o desenvolvimento social, e quando se trata de pesquisa e meio ambiente é o compromisso dela, principalmente, em relação à saúde. Então, entendemos e acreditamos que a questão do meio ambiente afeta a saúde, a saúde pública, a saúde propriamente dita, doença. É compromisso da instituição se envolver e se sentir inserida em todas as discussões que acarreta na saúde”, destacou a Dra. Liana Maria Ibiapina do Monte.

IMG_9315-13.jpg

Pesquisadora da Fiocruz, Dra. Liana Maria Ibiapina do Monte

Veja mais fotos do evento aqui. 

Confira a reportagem em vídeo: 

 

WhatsApp Image 2019-09-05 at 17.06.33.jpeg

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página