Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inauguração do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação e do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) em Parnaíba
Início do conteúdo da página

Inauguração do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação e do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) em Parnaíba

Imprimir
Última atualização em Segunda, 02 de Setembro de 2019, 16h13

Na última quinta-feira, 29, o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, inaugurou dois prédios no Campus de Parnaíba: o Centro de Pesquisa e Pós-Graduação e o Núcleo de Assistência Estudantil (NAE).

predio nae 220190902114026

Inauguração do Núcleo de Pesquisa e Pós-Graduação

O Centro de Pesquisa e Pós-Graduação possui um bloco composto de pavimento térreo, em uma área de mil metros quadrados, com o projeto arquitetônico elaborado de acordo com as normas técnicas brasileiras e as exigências feitas pelo Ministério da Educação (MEC). Conta com 10 laboratórios, cromatografia, almoxarifado químico, sala de recepção, eletrofisiologia e experimentação animal, esterilização, banheiros, copa e duas áreas de circulação.

De acordo com o Reitor, a construção do prédio só mostra o quanto a UFPI tem investido em pesquisa e produção acadêmica. “Desde o início da Reitoria, demos uma atenção especial a programas de pós-graduação. A primeira missão foi dividir a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação em duas. Depois disso, lançamos editais de produtividade da nossa própria instituição. Lançamos um edital de apoio a publicação científica para aqueles pesquisadores que precisam pagar para publicar. Temos, também aqui na UFPI, a figura do professor visitante que exerce um papel importante no crescimento das pós-graduações. Fico honrado em ver um espaço de pesquisa e produção sendo concretizado”, ressalta o Prof. Dr. Arimatéia Lopes.

inaguracao parnaiba reitor20190902160153

Prof. Dr. José Arimatéia Loes durante inauguração

O Prof. Dr. Alexandre Marinho, Diretor do Campus, destacou a motivação dos pesquisadores do campus em suas produções. “O pessoal da pesquisa sempre me motivou. Apesar de todas as condições que eles tinham, trabalhando em locais improvisados, conseguiram, ao longo desses anos, ficar entre os primeiros em produção no Brasil. Isso só prova que quando a gente quer trabalhar, pesquisar e produzir, não tem local que impeça”, disse o Diretor.

O Coordenador do Centro de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Jand-Venes Medeiros, enfatiza a importância deste prédio para UFPI. “Desde 2011, formamos um núcleo altamente produtivo, com uma grande capacidade de captar recursos. Conseguimos estruturar nossos laboratórios, mas trabalhávamos de maneira improvisada. Realizamos várias pesquisas e que dão retorno ao nosso estado. Fizemos um projeto FINEP (Financiadora de Estudos e Projetos) na tentativa de conseguir sair da improvisação e criar um Centro de Pesquisa. Hoje, temos nosso sonho realizado com a construção deste prédio, com uma excelente estrutura, e esperamos evoluir nossa produção e uma aprovação do primeiro Doutorado da região”.

laboratorio parnaiba20190902115216

Laboratórios bem mais equipados para desenvolvimento de pesquisas

Confira mais fotos das inaugurações aqui.

NAE

O prédio do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE) conta com consultórios médicos e odontológicos, sala de Enfermagem, salas de Assistência Social, Apoio Psicológico e Pedagógico e sala de Intérprete de LIBRAS. Possui uma área coberta de 242,54 m² e com projeto arquitetônico elaborado de acordo com as normas técnicas brasileiras e as exigências feitas pelo Ministério da Educação (MEC).

predio nae20190902114245

Novo prédio do Núcleo de Assistência Estudantil (NAE)

O Reitor destaca a importância do estudante na construção de uma gestão democrática e participativa, que atende as demandas da comunidade acadêmica. “Desde que assumimos a UFPI, o principal legado que vamos deixar não são as obras, mas o modelo de gestão democrática e participativa. A UFPI é dirigida pela comunidade acadêmica. A gestão procura atender todas as demandas institucionais, principalmente, a dos estudantes. Com isso, criamos os NAE’s. Antes, não tínhamos equipes nos Campi fora de sede, só em Teresina. Hoje, em todos os Campi, temos uma equipe completa formada por psicólogos, pedagogos, assistentes sociais, enfermeiros, médicos, técnicos para atender o nosso alunado. A UFPI não é o que um reitor ou um pró-reitor deseja, e sim o que a comunidade acadêmica deseja e tem sido uma grande Universidade, graças a um trabalho conjunto”.

O Diretor do Campus ressalta o empenho da equipe na construção do NAE. “Agradecemos a toda equipe do NAE. O NAE é um exemplo de gente que quer trabalhar. A equipe que desenhou o prédio e apresentou à Prefeitura Universitária. Hoje, é o projeto que se replica para todos os Campi da UFPI. E a equipe nunca deixou de trabalhar, mesmo em local improvisado e debaixo de árvores. E aqui, os estudantes, têm uma referência de local e de profissionais competentes e esforçados para atendê-los da melhor forma”.

prof alex marinho20190902114443

Diretor do Campus, Prof. Dr. Alex Marinho

A Coordenadora do NAE, a assistente social Luciana Carvalho, se orgulha em contar a história da equipe ao longo dos anos. “Nós realizamos um sonho. Quando cheguei, em 2008, não tínhamos uma sala para atender. Dividia a sala com mais outros profissionais e atendia os alunos debaixo de árvores. Passamos de sala em sala até conseguir o projeto e construção desta unidade. Hoje temos 12 profissionais, entre psicólogos, pedagogos, enfermeiros, técnicos, dentistas e médicos, que compõe esta equipe. Temos instalações modernas, bem equipadas, prestando assistência com qualidade, profissionalismo e ética”.

inauguracao parnaiba20190902114915

Setor de serviço ondontológico 

O estudante do 8º período de Psicologia, Edivaldo Leal, é bolsista do NAE e se orgulha em ver este sonho ser concretizado. “Participo deste núcleo como bolsista e tenho muito orgulho de carregar isto no peito, pois é uma família que tenho no NAE. Todos os atendimentos que este núcleo faz, teve e tem um papel fundamental em minha vida”.

O Diretor do Instituto Federal do Piauí, Prof. Luis Fernando, destaca a importância do NAE para o alunado da instituição. “É muito importante a comunidade acadêmica saber do poder do NAE. É difícil cobrar desempenho de um aluno que tem fome ou que passa por algum problema. Temos Restaurante que faz parte da Assistência Estudantil. Temos alunos com a vulnerabilidade emocional muito grande e buscamos em núcleos como este, hoje sendo inaugurado, apoio pedagogo, social e psicológico. Nós temos que nos doar para atender nosso principal público-alvo que é o aluno. Parabéns a UFPI pelo prédio”.

Estiveram presentes nas solenidades, também, a Professora Ivanilza Andrade, Vice-Diretora da UFPI/CMRV; o Maestro Charles Venâncio com a Banda Simplício Dias; o Bispo Diocesano, Dom Juarez Sousa da Silva; o Secretário Municipal de Turismo, Edivandro Barros, representando o prefeito; o Professor Fernando Araújo, representando a Universidade Estadual do Piauí; Camila Carvalho, chefe do Escritório do IBAMA – PHB; além de técnicos-administrativos, professores e estudantes do Campus.

Confira mais fotos das inaugurações aqui.

Fim do conteúdo da página