Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do curso de Enfermagem realizam palestra em prol da Saúde do Homem

Estudantes do curso de Enfermagem realizam palestra em prol da Saúde do Homem

Última atualização em Sexta, 30 de Agosto de 2019, 12h58

DSC 883320190830123246

Culturalmente, os homens brasileiros tendem a cuidar menos de sua saúde do que as mulheres, por isso, com o objetivo de conscientizá-los sobre a importância de buscar atendimento médico e realizar consultas de rotinas para diagnóstico precoce de doenças, estudantes de graduação e pós-graduação do curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, realizaram, na manhã desta sexta-feira (30), uma ação no setor de Transportes e Serviços Gerais da Prefeitura Universitária (PREUNI), sobre a Saúde do Homem.

DSC_8845.jpg

Profa. Dra. Livramento Fortes Figueiredo

Sob a coordenação da Profa. Dra. Livramento Fortes Figueiredo, a palestra educativa faz parte de uma atividade da disciplina Saúde do Adulto e do Idoso e do Grupo de Estudos sobre a Multidimensionalidade do Envelhecimento, Saúde e Enfermagem (GEMESE).

“Estamos trazendo os alunos para na prática dialogar sobre a política de promoção da saúde e educação em saúde junto à população adulta masculina. Nós sabemos que o público masculino pouco procura se informar dos problemas de saúde e, consequentemente, se prevenir de intercorrências que ocorrem ao longo de suas vidas, seja por medo de descobrir doenças, além de maus hábitos no cotidiano e maior exposição às situações de risco. Esta atividade é um momento de socialização do conhecimento dentro da própria universidade”, explica a Profa. Dra. Livramento Figueiredo.

DSC 884320190830123404

Lailson Silva Costa, estudante de Enfermagem

O estudante de Enfermagem, Lailson Silva Costa, fala da importância de alertar o homem sobre a saúde. “Estamos aqui para alertar o homem quanto à importância do cuidado e prevenção da saúde, comunicando sobre a situação de Saúde Masculina e como envolver o homem trabalhador no planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e desenvolvimento da criança, pois durante o acompanhamento da saúde da sua parceira, ele vai poder fazer o acompanhamento da sua saúde realizando exames para diagnosticar diabetes, câncer, pressão arterial elevada, colesterol, dentre outras doenças”, comenta.

DSC_8861.jpg

Entre a faixa etária de 20 a 59 anos, existe maior adoecimento na população masculina, pois os homens estão envolvidos na maioria das situações de violência; utilizam álcool e outras drogas com maior frequência; estão mais expostos aos acidentes de trânsito e de trabalho; não procuram os serviços de saúde e quando procuram não seguem o tratamento recomendado; geralmente estão mais susceptíveis à infecções de IST/aids e não praticam atividade física com regularidade.

edilson.jpg

Edilson Pereira do Nascimento, colaborador terceirizado da UFPI

Edilson Pereira do Nascimento, 50 anos, colaborador terceirizado da UFPI e ouvinte da palestra, lembrou da importância da conscientização e da adoção de hábitos de vida saudáveis. “Esta é uma atividade que vem de maneira direta, esclarecer dúvidas, que são favorecidas por tabus que o homem não busca esclarecimento e fica a mercê da ignorância. Dessa maneira, é essencial se prevenir, pois, uma vez doente não tem volta, então a prevenção é o melhor meio”, finaliza.

Direitos do Homem em relação ao parto e licença-paternidade

- Acompanhar a mulher no processo de pré-parto, parto e pós-parto;

- Cinco dias de licença-paternidade sem implicações trabalhistas;

- Foi ampliada em mais 15 dias, além dos cinco garantidos pela Constituição Federal, a licença-paternidade para funcionários das empresas que fazem parte do programa empresa cidadã;

- Empregado tem até dois dias para acompanhar consultas médicas e exames complementares durante o período de gravidez de sua esposa ou companheira e de um dia por ano para acompanhar o filho ou filha de até 6 anos em consulta médica.

Confira mais fotos:

DSC 887220190830123943