Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > III Edição do Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI (SIMCOP)

III Edição do Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI (SIMCOP)

Última atualização em Quinta, 29 de Agosto de 2019, 14h53

O Auditório do Departamento da Física sediou na manhã desta quinta-feira (29), a abertura da III Edição do Simpósio de Coordenadores do PIBID da UFPI (SIMCOP), que tem como missão promover a reflexão e o aprofundamento teórico e a troca de saberes sobre a formação inicial de professores na UFPI e também ampliar o campo da epistemologia da prática profissional da docência.

DSC 875620190829122642

Profa . Dra. Antônia Dalva França Carvalho/Coordenadora do evento

O SIMCOP busca discutir coletivamente as experiências vividas no Programa e sua colaboração inicial para formação inicial de professores. Trata-se de um evento que visa fomentar a autoavaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Segundo a Profa. Dra. Antônia Dalva França Carvalho, o evento fornece um feedback do programa e auxilia a direcionar suas ações. "O debate circundará em torno da temática "Refletindo sobre as práticas formativas no âmbito do PIBID", a nossa ideia é que o dia de hoje seja dedicado à discussão e apresentação do que os coordenadores realizam no âmbito do seu núcleo, campus e centro para que nós possamos alinhar o nosso diálogo em torno do Programa".

profa romina preg20190829145214

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Romina Paradizzo

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Dra. Romina Paradizzo, explanou dados sobre os cursos de Licenciatura. "É de suma importância que a administração superior, a PREG, esteja participando de um evento como esse, perante a importância que as licenciaturas têm, conhecermos os dados e, principalmente, as dificuldades que temos vivido, as dificuldades macroeconômicas e políticas um cenário bem dificil para a Universidade. Devemos defender a instituição de ensino superior, a UFPI que tem trabalhado o desenvolvimento regional há 40 anos, nós somos a instituição que mais contribuiu com o desenvolvimento econômico social da região, como geradores de empegos e de renda. Somos nós quem preparamos os profissionais que se destacam neste estado, a UFPI tem o papel de desenvolver pessoas que contribuam para o crescimento econômico social. Hoje, temos 38.958 ativos e 52% correspondem aos 19 mil alunos em licenciatura, 405 escolas são atendidas pelos nossos alunos das licenciarturas, sendo 96% são escolas públicas", destacou.

Confira mais fotos do evento: https://photos.app.goo.gl/hdPTT2xc7zkqSKp86