Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Engenharia Mecânica da UFPI comemora 10 anos em evento com palestras e minicursos

Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 17h55

O curso de Engenharia Mecânica do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI), fundado em 2009, completa 10 anos e para a comemoração, assim como integração entre professores e alunos, está sendo realizado um evento com palestras e minicursos em sua programação. O “Engenharia Mecânica 2009-2019” acontece graças ao trabalho conjunto do Centro Acadêmico de Engenharia Mecânica e os projetos de pesquisa e extensão existentes no curso, como o Laboratório de Métodos de Modelagem Computacional, a Delta do Piauí Aerodesign, Atlética Vulcano e auxílio do corpo docente.

O evento possui quatro dias de duração e palestras ministradas por pesquisadores convidados e professores do próprio curso. A abertura do evento, que aconteceu nesta terça-feira, às 8h30, contou com a presença do Reitor da universidade, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes.

WhatsApp Image 2019-08-27 at 15.06.00.jpegHino da República sendo executado durante abertura do evento

Também fez parte da programação desta terça (27), a palestra intitulada “A Atuação da Física na Perícia Criminal", ministrada pelo perito Rawlinson Ibiapina no Auditório do Centro de Tecnologia da UFPI.

WhatsApp Image 2019-08-27 at 15.06.01.jpeg

Perito Rawlinson Ibiapina durante sua palestra no CT

O evento de comemoração aos dez anos do curso de Engenharia Mecânica da UFPI é, também, uma oportunidade de apresentar uma ideia inicial de como pode ser o futuro na profissão para os alunos. "Um evento como esse tem uma boa possibilidade de apresentar aos alunos, tanto os que já estão aqui quanto os calouros que estão chegando agora, uma visão mais realista da profissão do engenheiro mecânico", afirma Sérgio Augusto, aluno do curso.

O evento em comemoração aos dez anos do curso de Engenharia Mecânica da UFPI segue até a sexta-feira (30). Confira a programação:

PALESTRAS

28/08 (Quarta-feira)

8h30 - 9h30: Palestra "Método de Modelagem Computacional e Perspectivas Acadêmicas", ministrada pela professora Simone Hoefel.

9h50 - 10h50: Palestra "Segurança no trabalho", ministrada pela professora Mayra Fernandes.

11h - 12h: Palestra "Modificação Superficial por Plasma em Aço Ferramenta", ministrada pelo professor Rômulo Ribeiro.

29/08 (Quinta-feira)

8h30 - 9h30: Palestra "Medição de Potência Elétrica na Retificação", ministrada pelo professor Raphael Lima.

9h50 - 10h50: Palestra "Quasicristais: a quebra de um paradigma", ministrada pelo professor Francisco Riccelly.

11h - 12h: Palestra "Atividades Acadêmicas e a Criação da Identidade Profissional", ministrada pelo professor Danilo Azevedo.

30/08 (Sexta-feira)

9h - 10h: Palestra "Empreendedorismo e Diversificação de Negócios", ministrada pelo professor Ricardo Sampaio.

10h20 - 11h20: Palestra "Falando Sobre Ansiedade e Depressão", ministrada pela Psicóloga Cleonice de Castro.

Também acontecerão três minicursos, com inscrição prévia, intitulados “Pneumática”, “Método das Diferenças Finitas (MDF) aplicado à transferência de Calor em Scilab” e “Solidworks”. A inscrição para participação de cada minicurso são 2kg de alimento não perecível (exceto sal, massas de arroz e milho).

WhatsApp Image 2019-08-27 at 15.06.02.jpegAlimentos coletados como taxa de inscrição nos minicursos do evento