Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Comissão Interna de Conservação de Energia desenvolve projeto que visa diminuição do consumo de energia elétrica da UFPI

Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 22h50

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve na manhã desta terça-feira (27), em reunião com professores e estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e representantes da Prefeitura Universitária (PREUNI), para apresentação do projeto que vem sendo desenvolvido por professores e bolsistas da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) há quatro anos.

IMG 8618 1020190827152142

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

O projeto que é coordenado pelo Professor Mestre Nelber Ximenes Melo, atual presidente da CICE, aponta dados de consumo de energia elétrica da UFPI, em todo o Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), e através disso apresenta uma proposta para maior economia referente à essa consumação.

“A CICE visa estabelecer um consumo de energia mais eficiente. Vamos reduzir o consumo, porém não vamos perder nosso conforto, ou seja, não vamos deixar de usar um ar-condicionado, por exemplo”, diz o aluno do Curso de Engenharia Elétrica, Carlos Eduardo Borges, que faz parte da CICE há dois anos.

IMG 8606 620190827152235

Apresentação do projeto

O programa visa concorrer ao edital de Chamada Pública do Programa Eficiência Energética, ofertado pela CEPISA, aplicando assim o recurso no projeto referido. Sendo financiado pelo programa, o retorno (consumo) é imediato para a Universidade, uma vez que o retorno é dado diretamente na conta de energia da UFPI.

O Prof. Dr. José Arimatéia destaca a importância do projeto para a Instituição. “Com o trabalho desenvolvido pela equipe nós vamos conseguir economizar ainda mais os gastos de energia e passar a trabalhar no sentindo de que nós possamos ter outras fontes alternativas de energia”.