Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Comissão Interna de Conservação de Energia desenvolve projeto que visa diminuição do consumo de energia elétrica da UFPI
Início do conteúdo da página

Comissão Interna de Conservação de Energia desenvolve projeto que visa diminuição do consumo de energia elétrica da UFPI

Imprimir
Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 22h50

O Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, esteve na manhã desta terça-feira (27), em reunião com professores e estudantes de Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e representantes da Prefeitura Universitária (PREUNI), para apresentação do projeto que vem sendo desenvolvido por professores e bolsistas da Comissão Interna de Conservação de Energia (CICE) há quatro anos.

IMG 8618 1020190827152142

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

O projeto que é coordenado pelo Professor Mestre Nelber Ximenes Melo, atual presidente da CICE, aponta dados de consumo de energia elétrica da UFPI, em todo o Campus Ministro Petrônio Portella (Teresina), e através disso apresenta uma proposta para maior economia referente à essa consumação.

“A CICE visa estabelecer um consumo de energia mais eficiente. Vamos reduzir o consumo, porém não vamos perder nosso conforto, ou seja, não vamos deixar de usar um ar-condicionado, por exemplo”, diz o aluno do Curso de Engenharia Elétrica, Carlos Eduardo Borges, que faz parte da CICE há dois anos.

IMG 8606 620190827152235

Apresentação do projeto

O programa visa concorrer ao edital de Chamada Pública do Programa Eficiência Energética, ofertado pela CEPISA, aplicando assim o recurso no projeto referido. Sendo financiado pelo programa, o retorno (consumo) é imediato para a Universidade, uma vez que o retorno é dado diretamente na conta de energia da UFPI.

O Prof. Dr. José Arimatéia destaca a importância do projeto para a Instituição. “Com o trabalho desenvolvido pela equipe nós vamos conseguir economizar ainda mais os gastos de energia e passar a trabalhar no sentindo de que nós possamos ter outras fontes alternativas de energia”.

Fim do conteúdo da página