Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Seminário Sexualidades em Foco acontece nesta quinta-feira (29)

Seminário Sexualidades em Foco acontece nesta quinta-feira (29)

Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 14h29

O Seminário Sexualidades em Foco: Produções de Pesquisa, Visibilidade e Resistências nas Ciências faz parte das atividades que integram a Semana do Orgulho de Ser, organizada em parceria com o Grupo Matizes. O seminário tem como proposta um debate sobre os desenvolvimentos, metodologias, invisibilidades e resistências das pesquisas atuais sobre o tema das sexualidades nas Ciências Sociais e Humanas, tendo como foco os estudos realizados nos cursos de pós-graduação da área de Humanidades da Universidade Federal do Piauí – UFPI.

65571090_2376132239330291_6284649619297140736_o.jpg

O seminário será dividido em dois turnos: na parte da manhã acontecerão duas mesas, que debaterão “Invisibilidade lésbica na ciência”, uma temática alusiva ao Dia da Visibilidade Lésbica, que será no dia do evento, e a outra mesa será sobre “Metodologias inventivas nas pesquisas sobre sexualidades”. À tarde serão apresentadas as pesquisas realizadas ou em andamento pelos(as) alunos(as) de pós-graduação da UFPI. O debate tem cunho estritamente acadêmico e relação direta com as pesquisas realizadas pelos professores e discentes dos cursos de programas de pós-graduação da área de Humanas.

Confira programação abaixo:

Quinta-feira, 29, manhã

08h às 10h
Mesa 1: (In)Visibilidade lésbica na ciência
Naira Castelo Branco (Coletivo Mulheres em Pauta e Coletivo LesBi)
Pâmela Laurentina Reis (PPGAnt/UFPI – SexGen /UFPA – Congênero/UESPI)
Tayná Egas (PPGS/UFPI)

10h às 12h
Mesa 2: Metodologias inventivas nas pesquisas sobre sexualidades
Francisco Barros Júnior (PPGS/UFPI)
Shara Jane Holanda Costa Adad (OBJUVE/NEPEGECI/PPGEd/UFPI)

Quinta-feira, 29, tarde

14h às 18h
Apresentações de pesquisas concluídas e em andamento acerca da temática de sexualidades, de
alunos e egressos de pós-graduação da UFPI

Corpo, gênero e nome - experiências identitárias de travestis e transexuais de Teresina-PI a partir do
uso do nome social - Maria Clara Mendes de Sousa (PPGAnt/UFPI)

“Aquenda Mona”: Travessia etnográfica pelas experiências da drag queen de Teresina -PI - Avelar
Amorim Lima (PPGAnt/UFPI)

Um corpo potente fazendo das dores possibilidades de asas: TRANSformando modos de educar e
de resistência na universidade - Valdenia Pinto de Sampaio Araújo (PPGEd/UFPI)

“Sou toda eu corpo”: Um olhar sociológico para o envelhecer do corpo prostituído - Lucas Eduardo
da Silva Melo (PPGS/UFPI)

Mulheres prostitutas em Teresina: Gênero, família e trabalho - Marcos Paulo Magalhães de
Figueiredo (PPGAnt/UFPI)

Gênero e sexualidades no contexto da escola: a produção de sentidos das práticas discursivas -
Vivian Kallen Batista de Carvalho Reis (PPGS/UFPI)

Rompendo armários: a experiência profissional de trabalhadores administrativos LGBT em
ambientes universitários - Jullyane Alves Teixeira (PPGS/UFPI)

Identidades (des)niveladas: confrontos de corpos, práticas sexuais e masculinidades no Lampião da
Esquina - Kelyel Fortes de Resende Melo (PPGHB/UFPI)

História, lazer e masculinidades: o consumo do cinema em Teresina, Piauí (1976-1984) -
Júlio Eduardo Soares de Sá Alvarenga (PPGHB/UFPI)

O evento, coordenado pela Profa. Dra. Rossana Maria Marinho Albuquerque, Chefe do Departamento de Ciências Sociais da UFPI, ocorrerá no dia 29/08/19, na Sala de Vídeo 01, do Centro de Ciências Humanas e Letras. As inscrições são gratuitas, através do e-mail sexualidadesemfocoufpi@gmail.com, e contam com certificado de 8h emitido pela PREXC.