Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Jornada de Química da UFPI realiza palestra de abertura nesta segunda (26)
Início do conteúdo da página

Jornada de Química da UFPI realiza palestra de abertura nesta segunda (26)

Imprimir
Última atualização em Quarta, 28 de Agosto de 2019, 10h24

Em sua terceira edição, Jornada de Química (JOQUIM) da Universidade Fedral do Piauí (UFPI) aborda o tema "A química e a interdisciplinaridade nas Ciências da Natureza", e é realizada no Auditório Afonso Sena do Centro de Ciências da Natureza. A palestra da abertura aconteceu na tarde desta segunda-feira (26) com a abordagem " Química e interdisciplinaridade: A importância do desenvolvimento dessa ciência para as demais", ministrada pelo Prof. Dr. Éverson Thiago Santos Gerôncio da Silva.

DSC_8552-13.jpg

Palestra de abertura do III JOQUIM, no Auditório Afonso Sena do CCN

Em sua fala, o professor explana sobre de que forma a Química se aplica às demais áreas do conhecimento, se fazendo útil e meio para seu desenvolvimento. Com essa abordagem, foi possível mostar ao público discente como a química funciona em cada uma das suas áreas e como dpeende delas.

Pelrry da Silva Costa, direitor e coordenador geral do evento e aluno do décimo período do Curso de Bacharelado em Química, explica o diferencial desta edição e de que forma ela irá agregar à carreira acadêmica do público discente. "Antes a JOQUIM era um evento geral sobre química, e nesta edição trouxemos um tema central. Como eu falei no discurso, o saber atual, no mundo moderno, vem sendo fragmentado. E isso é bom, porque traz especialistas, mas também tem um lado negativo, porque forma profissionais com limitações. Então, o objetivo de abordar a interdisciplinaridade é mostrar justamente isso: O que é que a Química precisa da Física, da Biologia, da Farmácia, da Nutrição, da Matemática? E o que essas outras ciências precisam da Química?", explana.

DSC_8517-5.jpg

Pelrry da Silva Costa, coordenador geral do evento e aluno do décimo período de Química na UFPI

A III JOQUIM começou a ser planejada um ano atrás, de modo a possibilitar o mehor aproveitamento do tema proposto e maior interação com os alunos do curso de Química. Pedro Ivens de Almeida Pereira, estudante do oitavo período de Química na UFPI, afirma que houveram várias mudanças na realização da JOQUIM este ano e isso beneficiou o aporveitamento do evento.

"Esta edição está sendo muito interessante. Normalmente os eventos começam apenas com uma mesa redonda, onde eles mostram os melhores professores da área, os mais qualificados. E aqui já tivemos atração musical, muitas mesas redondas com assuntos interessantes que eles irão abordar durante todo o evento, e isso é muito legal, porque desde o primeiro dia nós já entendemos a proposta e isso nos insere melhor no evento como um todo", explica Pedro. O estudante ainda afirma que a programação é muito útil para a área em que trabalha na UFPI. Ele conta que "os minicursos são muito interessantes para mim, prque a área com a qual eu trabalho, a Inorgânica, está sendo muito bem aproveitada neste Joquim. Eles trazem cursos, minicursos, que vão tratar das caracterizações que são muito importantes para minha área, vão falar sobre especificamente de assuntos que são relevantes para todas as áreas.

DSC_8545-12.jpg

Pedro Ivens Pereira, estudante do oitavo período de Química na UFPI

O evento conta com palestras, cursos e minicursos ministrados por professores de diversas áreas como a Química, a Física, a Biofísica, Nutrição, entre ouyras, além de pertencerem a outras instituições como a Universidade Fedral do Maranhão (UFMA), o Instituto Federal do Maranhão (IFMA) e a própria UFPI. Dentre outros, serão abordados ao longo do II JOQUIM temas que tratam sobre tecnologias de fermentações para produção de bebidas, caracterização de materiais, , nanociência no diagnóstico e cura do câncer e biocombustíveis.

Fim do conteúdo da página