Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Solenidade de entrega de medalhas da OBMEP, realizada na UFPI

Solenidade de entrega de medalhas da OBMEP, realizada na UFPI

Última atualização em Segunda, 26 de Agosto de 2019, 16h57

OBMEPI AGO 2019-34.jpg

Apresentação Cultural com a Camerata Emannuel Coelho Maciel,da UFPI, sob regência do Prof. Samuel Fagundes

Na noite da sexta-feira( 23), ocorreu no Cine Teatro da UFPI a solenidade de entrega de medalhas a estudantes de escolas públicas e privadas do Piauí que foram destaque na Olimpíada Brasileira de Matemática ( OBMEP) no ano de 2018. O evento, realizado há 14 anos pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada ( INPA ), busca identificar jovens talentos na Matemática e identificar seus ingressos em universidades nas áreas científicas e tecnológicas.

OBMEPI AGO 2019-27.jpg

Ao todo, 96 alunos receberam medalhas, sendo 15 de ouro. 69 medalhas foram conquistadas por alunos de escolas públicas. Os estudantes destaque na OBMEP são das cidade de Teresina, Parnaíba, Oeiras, Joaquim Pires, Pajeú, Buriti dos Lopes e Cocal dos Alves. Em todo o Piauí, cerca de 400 mil estudantes participaram da primeira etapa da OBMEP, e e aproximadamente 20 mil, da segunda fase. Na OBMEP, estudantes com as melhores pontuações nas etapas disputam 575 medalhas de ouro, 500 para disputa entre alunos de escolas públicas; e as 75 restantes, são destinadas a escolas privadas.

Participaram da solenidade de entrega de medalhas a vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; Carlos Alberto Pereira da Silva, Superintendente da Educação Básica da Seduc-PI; Cléber Montezuma, secretário de Educação de Teresina; representando o Prefeito Firmino Filho; o Prof. Dr. Edmilson Miranda de Moura, diretor do CCN; o Prof. Dr. Jefferson Leite, um dos coordenadores da OBM no Piauí.

OBMEPI AGO 2019-15.jpg

Projeto Multiplicando Talentos – Uma das novidades este ano foi a realização do Projeto que durante uma semana, neste mês de agosto, proporcionou a alunos medalhados na OBMEP uma imersão no ambiente de aprendizadem da Matemática em que alunos puderam vivenciar intercâmbio com outro estudantes medalhistas e com professores referência na área.

OBMEPI AGO 2019-21.jpg

Prof. Dr. Jefferson Leite, um dos coordenadores da OBMEP no Piauí

“Quero agradecer a presença de todos e falar que o Projeto Multiplicando Talentos era um sonho que se tornou possível! Agradecer aos pais desses alunos que durante uma semana permitiram que eles estivessem aqui conosco para aperfeiçoar os estudos da matemática, participando de palestras e oficinas” disse o professor Jefferson, vice-diretor do CCN/UFPI, e docente do Departamento de Matemática da UFPI, coordenador da Rede Pense Piauí Matemática.

nadir.jpg

Vice-reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

“Temos que incentivar uma maior presença de meninas em cursos de áreas como matemática, ciência e engenharia, para que esses ambientes sejam mais gentil e menos machista, essa é uma bandeira da Universidade, também colaborada pela realização de projetos como esse”, disse a vice-reitora Nadir Nogueira.

Confira todas as fotos do evento