Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI visita projeto Multiplicando Talentos

Reitor da UFPI visita projeto Multiplicando Talentos

Última atualização em Quinta, 22 de Agosto de 2019, 15h07

WhatsApp Image 2019-08-21 at 17.54.08.jpeg

Foto: Francicleiton Cardoso

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, e o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação (PROPESQI) e um dos coordenadores da Rede Pense Piauí, Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, visitaram na manhã da última quarta-feira (21), o projeto Multiplicando Talentos, no Centro de Formação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Piauí (Fetag-PI).

WhatsApp Image 2019-08-21 at 17.54.07 (1).jpeg

Foto: Francicleiton Cardoso

O projeto Multiplicando Talentos, uma ação da Rede Pense Piauí, fundada em 2012 como uma rede dinâmica, formada por lideranças dos mais diversos segmentos, que desde domingo (18), está capacitando 115 alunos de escolas públicas do interior do Piauí, com boa pontuação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

WhatsApp Image 2019-08-21 at 17.54.06.jpeg

Foto: Francicleiton Cardoso

Durante a visita o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes falou aos alunos sobre as oportunidades que as olímpiadas dão ao futuro universitário.

De acordo com o Prof. Dr. João Xavier da Cruz Neto, ao todo 23 municípios piauienses estão envolvidos no projeto, entre eles, Parnaíba, Oeiras, Joaquim Pires, Cocal dos Alves, Buriti dos Lopes, Teresina, entre outros. Além disso, os estudantes selecionados para o projeto são alunos piauienses com medalhas ou menções honrosas na edição de 2018 da OBMEP, e classificados para a fase final da competição, em 2019.

Este evento é importante, pois os alunos selecionados estão recebendo uma programação de estudos, conteúdos e formação diferente da metodologia que eles veem em uma sala de aula “normal”. Esperamos que com o projeto Multiplicando Talentos, os estudantes, cada vez mais, tomem gosto pela matemática e despertem o interesse pela carreira cientifica, pois sabemos que está cada vez mais difícil investir em pesquisa, devido aos cortes que o governo vem fazendo nos programas, mas o projeto está sendo executado com louvor e é muito importante para os aluno e para o futuro da matemática do Piauí e do Brasil. É uma junção de forças que envolve vários órgãos, empresários, instituições públicas e privadas para angariar recursos para promover o evento”, explica.

WhatsApp Image 2019-08-21 at 17.54.07.jpeg

WhatsApp Image 2019-08-21 at 17.54.06 (1).jpeg