Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Prof. Bartolomeu Cruz Viana Neto toma posse nesta quarta (28) como membro afiliado da ABC
Início do conteúdo da página

Prof. Bartolomeu Cruz Viana Neto toma posse nesta quarta (28) como membro afiliado da ABC

Imprimir
Última atualização em Terça, 27 de Agosto de 2019, 15h54

WhatsApp Image 2019-08-23 at 15.35.00.jpeg

 

O docente do Departamento de Física da UFPI, Prof. Dr. Bartolomeu Cruz Viana Neto, toma posse no dia 28 de agosto, em Nata-RN, como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências ( ABC ) Regional Nordeste & Espírito Santo 2019-2023 na área de Ciências Físicas. Além do Professor Bartolomeu Cruz Viana Neto, asumem mandato na ABC os pesquisadores Felipe Bohn (Ciências Físicas / UFRN); Luiz Felipe Cavalcanti Pereira (Ciências Físicas / UFRN); Pierre Basílio Almeida Fechine (Ciências Químicas / UFC); e Roberto Cesar Pereira Lima Junior (Ciências Biomédicas / UFC).

 

abc.jpg

 

Os novos membros afiliados da Regional Nordeste & Espírito Santo da ABC foram selecionados em eleição anual de jovens pesquisadores de notável talento, com menos de 40 anos, e tomam posse para na entidade para um período de 5 anos. O Simpósio e Diplomação dos Membros Afiliados da ABC Regional Nordeste e Espírito Santo será realizado no Instituto Internacional de Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte ( UFRN ).

"Para mim, foi um grande honra ter sido indicado como membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências, ainda mais sendo o primeiro físico experimental do Piauí a ocupar a posição. Sei que tudo isso aconteceu devido ao trabalho em grupo desenvolvido nos laboratórios de física dos materiais, no Departamento de Física, e no LIMAV, na Pós-Graduação em Ciências e Engenharia dos Materiais e a parceria com meus colegas de trabalho e colaboradores em pesquisas da UFPI. Para a Universidade e para o Piauí, é de grande importância ter membros na ABC, pois é na entidade que acontecem as discussões sobre os rumos das políticas de ciência nacional", disse o Prof. Bartolomeu Cruz Viana Neto. 

O evento é totalmente gratuito e para participar, basta se inscrever no site da ABC: http://bit.ly/Diplomação_NEES

Bartolomeu Cruz Viana Neto possui graduação em Licenciatura em Física (2003) e em Bacharelado em Física pela UFC (2004), Mestrado (2006), Doutorado (2009) em Física da Matéria Condensada pela UFC e realizou estágio de Pós-doutorado na The Pennsylvania State University nos Estados Unidos. sob a supervisão do Prof. Mauricio Terrones.

Tem experiência na área de Física, com ênfase em Física da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: nanociência, espectroscopia Raman e infravermelho, microscopia eletrônica, caracterização de nanomateriais. Atualmente é Professor Associado I do Departamento de Física da UFPI e Coordenador da Pós- Graduação em Ciência e Engenharia dos Materiais da UFPI

Fim do conteúdo da página