Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Calourada da UFPI 2019.2 será no dia 21 de agosto

Calourada da UFPI 2019.2 será no dia 21 de agosto

Última atualização em Quinta, 15 de Agosto de 2019, 10h07

calourada_20192_midias.jpg

Calouro é alguém cheio de expectativas, que chega num local novo de olho nas oportunidades e querendo mais conhecimentos. E na Universidade Federal do Piauí, o calouro encontra um mundo de possibilidades para aumentar seu conhecimento por meio do ensino, pesquisa e extensão.

Esse mundo de possibilidades é apresentado ao ingressante na UFPI durante a Calourada, evento institucional de acolhida aos novos estudantes. Essa edição acontece no dia 21 de agosto de 2019, a partir de 8h, no Cine Teatro da UFPI.

A Calourada é uma realização da UFPI, por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), com o apoio das demais pró-reitorias e setores da Instituição. Segundo a Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana Paiva, a Calourada já se transformou num momento tradicional e mobiliza toda a Universidade. “É um momento muito importante e marcante na vida do estudante que estamos recebendo, que é aquele momento onde ele está chegando na Universidade, para conhecer a Instituição. Toda a Universidade se articula para fazer essa recepção da melhor forma possível e apresentar ao estudante a Instituição com todos os seus setores e serviços, facilitando a vida dele durante sua permanência aqui”, informou.

image1.jpeg

Pró-Reitora da PRAEC, Profa. Dra. Adriana Paiva

Segundo a Pró-Reitora Adriana Paiva, além do ingresso, a UFPI tem se empenhado para garantir a permanência do estudante e a conclusão do curso. ”A Universidade dispõe de uma série de unidades e serviços para auxiliar na vida acadêmica do estudante. É importante que ele tenha conhecimento da existência, saiba como chegar, a quem procurar, como se locomover e o que a UFPI tem para oferecer. Será um acolhimento não só informativo, como também vai trazer alegria para eles, porque teremos apresentação cultural, informações externas de bolsas, só coisas boas”, informou.

A programação do evento começa com apresentação musical e segue com a exibição de vídeos sobre as unidades e serviços da UFPI e palestras curtas. Os palestrantes vão falar sobre intercâmbio, inclusão e acessibilidade, cyberbullying, imunização, empreendedorismo, direitos humanos, e inteligência emocional e felicidade. O evento também contará com a participação da Banda Radiofônicos, uma das bandas de maior destaque no cenário musical local. Na parte da tarde, os estudantes podem fazer um tour guiado pela Divisão de Vigilância da UFPI, além de mostrar pontos da Instituição, a Divisão dará dicas de segurança e informações de como o serviço pode ser acionado.

image2.jpeg

Presidente da Comissão Organizadora, administrador Rhubens Ribeiro

Segundo o Presidente da Comissão Organizadora, administrador Rhubens Ribeiro, os setores da UFPI que ofertam serviços de interesse do ingressante têm mostrado empenho para participação no evento. Informa, ainda, que os estudantes podem fazer inscrição no site da Calourada. “A exemplo da edição anterior, vamos também disponibilizar um site de inscrição online para poder gerar um certificado de participação, porque esses alunos podem usar como carga horária junto ao curso deles, como atividade complementar”.

A Calourada da UFPI é um evento institucional e faz parte do calendário acadêmico, sendo realizada no início de cada semestre letivo para acolher os estudantes que ingressam na Instituição.