Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Laboratório de Produtos Naturais da UFPI participa de workshop do projeto INCTBioNat

Imprimir
Publicado: Segunda, 12 de Agosto de 2019, 15h04

Professores e alunos do Laboratório de Produtos Naturais da Universidade Federal do Piauí participarão do II Workshop do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Biodiversidade e Produtos Naturais (INCTBioNat), que acontece dos dias 13 a 15 de agosto em São Pedro-SP. Três professores e quatro alunos representarão todos os membros do laboratório, realizando apresentações e divulgação de trabalhos no evento.

07082019-DSC_6256.jpgMembros do Laboratório de Produtos Naturais da Universidade Federal do Piauí

O Laboratório de Produtos Naturais da UFPI realiza estudos da biodiversidade de produtos naturais do Piauí e trabalha, principalmente, com plantas do cerrado. Esse trabalho contribui para o aprimoramento de resultados já existentes e também para o desenvolvimento de produtos fitoterápicos ou fitomedicamentos com matéria-prima genuinamente piauiense. O Laboratório já nasceu como integrante da rede nacional INCTBioNat, que reúne laboratórios de todo o Brasil, pesquisando compostos bioativos em potencial e visando o desenvolvimento de produtos. 

O II Workshop do INCTBioNat acontece para promover a integração entre os laboratórios que fazem parte da rede, possibilitando a colaboração entre grupos ao apresentar as pesquisas que são realizadas por cada um dos laboratórios em um encontro nacional. O Laboratório de Produtos Nacionais da UFPI fará as seguintes apresentações no evento: 

Trabalhos apresentados em banners

“Caracterização química e atividades citotóxica e antimalárica do veneno de Rhinella jimi”, apresentado pelo mestrando Evaldo dos Santos Monção Filho, com orientação do Prof. Dr. Gerardo Magela Vieira Júnior; 

“Isoprenoides e atividades biológicas de Luehea divaricata Mart. & Zucc.”, apresentado pela mestranda Lildes Ferreira Santos, com orientação da Profa. Dra. Mariana Helena Chaves.  

“Iridoides glicosilados e saponinas triterpênicas de Tocoyena hispidula Standl.”, apresentado pela Profa. Dra. Elcilene Alves de Sousa, com orientação da Profa. Dra. Mariana Helena Chaves; 

“Identificação de polifenóis por ESI-IT-MSn e atividades biológicas in vitro dos galhos de Platonia insignis” ICV/TCC concluída, apresentada por Andréia Giovana Aragão da Silva, com orientação da Profa. Dra. Sâmya Danielle Lima de Freitas. 

Apresentação oral

“Potencial químico e farmacológico de plantas e sapos do cerrado piauiense”, apresentada pela Profa. Dra. Mariana Chaves.

07082019-DSC_6263.jpgGrupo do Laboratório de Produtos Naturais que apresentará trabalhos no II Workshop do INCTBioNat

O II Workshop do INCTBioNat será uma ótima oportunidade para compartilhar conhecimentos em pesquisa e mostrar o potencial da flora piauiense, como é apresentado no trabalho de Andréia Giovanna Aragão da Silva, aluna de licenciatura em Química e membro do Laboratório de Produtos Naturais da UFPI. “Na minha pesquisa trabalhei com uma amostra conhecida popularmente como Bacuri. Analisei os galhos dessa planta e ela apresentou vários compostos fenólicos e excelentes atividades, principalmente de fotoproteção solar, devido a nossa localidade ser bastante quente. Então para incorporações em cosméticos e protetores solares é um excelente resultado”, explica.

Fim do conteúdo da página