Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Número de projetos de extensão financiados aumenta 74% em 2018; foram captados mais de 19 milhões para execução
Início do conteúdo da página

Número de projetos de extensão financiados aumenta 74% em 2018; foram captados mais de 19 milhões para execução

Imprimir
Última atualização em Quinta, 04 de Julho de 2019, 09h28

A Fundação Cultural de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX) apresentou o relatório de gestão relativo ao exercício 2018 ao Conselho Universitário da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em reunião realizada no dia 10 de junho de 2019.

Dentre os dados apresentados pela Fundação está o avanço no número de projetos de extensão que receberam recursos financeiros oriundos de ministérios e de emendas parlamentares, sendo a área que mais avançou na captação de recursos. Em 2018, foram iniciados 33 novos projetos de extensão, com aporte financeiro de R$ 19.238.680,42 para execução. Esses números representam 50% dos novos projetos executados pela FADEX em 2018 e um aumento de 74% em relação aos projetos de extensão financiados em 2017. O valor alocado para a execução dos novos projetos é 1.301% a mais do que no ano anterior.

IMG_3180.jpg

Pró-Reitora da PREXC, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva

A Pró-Reitora da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFPI, Profa. Dra. Cleânia de Sales Silva, comemorou os resultados. “Estes dados nos deixam muito felizes, orgulhosos e representam o resultado do trabalho da gestão da PREXC realizado em 2018. Nunca, na história da UFPI, a extensão teve um destaque tão expressivo. Este destaque se torna mais significativo diante do contexto adverso que enfrentamos nos últimos anos, principalmente, em relação aos investimentos para as universidades e diante da histórica posição da extensão universitária em relação aos outros setores acadêmicos. Representa a desconstrução de estereótipos da extensão cristalizados historicamente, a reconstrução de imagens, discursos e práticas referentes a esta área e a possibilidade de se reescrever histórias de superação diante das adversidades”, frisou.

No ano de 2018, a gestão da PREXC, com o objetivo de incentivar propostas de extensão e a busca por financiamentos para a área, realizou 11 PREXC Itinerantes, organizou seminários, mesas-redondas e palestras voltados especificamente para o tema “captação de recursos”, ministrou oficinas de elaboração, cadastro e captação de recursos para projetos de extensão, além de outras ações como: desburocratizar o cadastramento de projetos, dar maior celeridade na tramitação de processos, dar visibilidade aos projetos de extensão exitosos e de grande impacto social, dentre outras. As ações foram coordenadas conjuntamente pela professora Cleânia de Sales Silva e os coordenadores Marcos Lira, Aécio Bezerra e Odaiton Aragão, e os assessores de extensão dos campi.

A Pró-Reitora destacou que os números positivos refletem o trabalho de todos os envolvidos na extensão. “É o reconhecimento também do trabalho dos nossos docentes, discentes e técnico-administrativos extensionistas pela intensa corrida a editais, agentes financiadores e emendas parlamentares para financiamento de projetos de extensão e pelos esforços em executá-los com tanta dedicação; reconhecimento também do trabalho realizado pela FADEX e PROPLAN, não somente no gerenciamento e na viabilização dos recursos, mas também no incentivo dado aos projetos de extensão; reconhecimento, ainda, dos agentes financiadores e parceiros que assumiram, juntamente com a comunidade da UFPI, o compromisso de melhorar realidades sociais através de ações extensionistas e, acima de tudo, o reconhecimento do apoio da Administração Superior, em especial do Reitor José Arimatéia, por possibilitar e viabilizar todo este trabalho em prol de uma universidade que dialoga com as comunidades e se volta para atender suas demandas”, ressaltou.

REITOR-RETOUCH.jpg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Ao mencionar os números do relatório da FADEX em relação à extensão, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, destacou o alcance dos projetos e a atuação da gestão da PREXC. “Isso mostra que o trabalho realizado pela Pró-Reitora Clênia Sales e sua equipe têm dado resultado, fazendo com que a Universidade execute mais projetos de extensão, ou seja, estando mais presente nas comunidades, fora de seus muros. Os eixos de ação da Universidade são todos importantes, já tínhamos uma atividade significativa no ensino e a na pesquisa e precisávamos fortalecer a extensão e a internacionalização. Pelos dados vistos no relatório da FADEX, a extensão está sendo fortalecida e também estamos ampliando o trabalho da Assessoria Internacional no sentido de melhorar a internacionalização da nossa instituição, o que está acontecendo também. A UFPI está mais presente fora de seus muros e também trazendo a comunidade para dentro de suas instalações, aumentando essa interação da universidade com a comunidade”, salientou.

NADIR-RETOUCH.jpgVice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira

Segundo a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira, o número de projetos cadastrados e os recursos financeiros gerados em relação ao ano anterior, 2017, demonstram o importante incremento de recursos nesse período, com destaque para as atividades de extensão, fortalecendo o tripé ensino, pesquisa e extensão. 

“Era muito recorrente se ouvir sobre a necessidade de uma maior interlocução da Universidade com a sociedade, de uma maneira geral, por meio de atividades de extensão. E o que estamos constatando agora, em 2018, é esse aumento desejado, apoiado pela administração superior, e executado pela atual gestão da PREXC, hoje, sob a coordenação da professora Cleânia Sales, juntamente com sua equipe, conforme relatório da FADEX de 2018. Nesse sentido, temos aqui que reconhecer o trabalho feito pela equipe, parabenizar a UFPI por estar conseguindo, junto com a pesquisa e a pós-graduação, fortalecer cada vez mais a extensão. Com seu alcance social e preocupação com a sustentabilidade”, destacou a Vice-Reitora.

“É um momento de alegria, de reconhecimento de um trabalho compartilhado, mas também de motivação para continuarmos empreendendo esforços para a extensão na nossa universidade se fortalecer cada vez mais, trazendo contribuições para a instituição em todos os segmentos, mas, acima de tudo, melhorando a vida das comunidades piauienses, principais protagonistas e beneficiadas das ações de extensão na UFPI”, finalizou a Pró-Reitora Cleânia.

Fim do conteúdo da página