Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA/PRAEC/UFPI) realiza Simpósio

Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA/PRAEC/UFPI) realiza Simpósio

Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 16h14

"Aleitamento materno nos 1000 dias do bebê: Trans e interdisciplinaridade/saberes e práticas" foi o tema do Simpósio realizado pelo Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA) no Auditório do Curso de Enfermagem, Campus Universitário da Ininga, Teresina-PI, durante o dia 19 de junho de 2019.

SIMPÓSIO SAMA 2 201920190702161006

Simpósio realizado pelo Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA)

Considerando que os primeiros 1000 dias de vida são contados desde o primeiro dia de gravidez até os 2 anos de idade da criança, o Simpósio teve o objetivo de compartilhar saberes e práticas com técnicos, acadêmicos, representantes étnicos e culturais na construção do conhecimento interdisciplinar com o fim de utilizá-lo para incentivar e induzir a mobilização social em torno da prática do Aleitamento Materno.

A iniciativa partiu do SAMA/UFPI que, diante da necessidade de mobilizar mulheres estudantes e trabalhadoras da UFPI para a prática da amamentação, reuniu profissionais de diversas áreas para debate e criação de consenso baseado no conhecimento acadêmico, popular, experiências profissionais e diretrizes orientadas pelos organismos nacionais e internacionais, assim como mobilização para o acesso às políticas públicas de saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde-SUS.

O SAMA é um benefício da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC) por meio da Coordenadoria de Assistência Estudantil (CACOM). O Serviço está qualificado para atender e promover apoio às mulheres em amamentação (nutrizes) sobre como proceder para manter a amamentação exclusiva até os seis meses e complementar até dois anos ou mais de forma segura, mesmo tendo que ficar longe do bebê enquanto realiza suas atividades acadêmicas e laborais. Quanto mais leite materno é retirado, mais leite será produzido pelo organismo da mulher.

SIMPOSIO SAMA 201920190702161103

Simpósio proporcionou o debate sobre o assunto

Para isso o SAMA capacita a mulher na ordenha, estocagem e armazenamento do leite materno. Possui duas cabines de amamentação, apoio e supervisão técnica. É certificado pelo Ministério da Saúde (MS) e sua instalação foi fundamentada pelas normas da ANVISA/MS. Está localizado no SG11/Bloco Enfermagem-Nutrição (Teresina-PI) com atendimento diário de 14 às 18 horas, além de realizar busca ativa e visita domiciliar.

O segundo momento do Simpósio foi baseado na questão problematizadora: Quais as medidas e atitudes que contribuem para o sucesso do Aleitamento Materno? Para responder este questionamento houve discussão, reflexão e troca de saberes para o planejamento das ações de educação para a saúde que serão realizadas durante o AGOSTO DOURADO 2019, instituído pelo Ministério da Saúde. Criado desde a 25ª Semana Mundial da Amamentação, em 2017 foi estabelecido pelo Congresso Nacional Brasileiro (Lei 13.435/17) o Mês do Aleitamento Materno: o Agosto Dourado, que celebra o leite materno como alimento de ouro para a saúde dos bebês.

Para a Pró-Reitora de Assistência Estudantil da PRAEC, Professora Dra. Adriana Paiva, “trata-se de uma importante ação do SAMA/UFPI, com vistas ao fortalecimento de parcerias, mas, sobretudo, como ação de apoio e incentivo ao aleitamento materno dentro e fora da Universidade”.