Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > IV Colóquio de Filosofia da Técnica é realizado no CCHL

IV Colóquio de Filosofia da Técnica é realizado no CCHL

Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 09h50

Entre os dias 26 a 28 de junho de 2019, ocorreu o IV Colóquio de Filosofia da Técnica no Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), evento que já se consolida nesta área temática, inserindo a UFPI no rol de instituições no âmbito nacional a estarem sediando e, também, consolidando a Filosofia da Tecnologia como uma disciplina latente dentro do horizonte diversificado da reflexão filosófica.

Foto 120190702094640

Prof. Dr. Maurício Fernandes (UFPI), prof. Dr. Ivan Domingues (UFMG) e prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI) durante atividades no CCHL

O evento contou com a participação dos membros do GT de Filosofia da Tecnologia e da Técnica da ANPOF, os professores Dr. Jelson Oliveira (PUC/PR, atual coordenador do GT), Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI), Dr. Maurício Fernandes (UFPI), Dr. Gilmar Szczepanik (UNICENTRO/PR), Dr. Eladio Craia (PUC/PR), Dr. Luiz Adriano (UTFPR), Dra. Lilian Godoy Fonseca (UFVJM), Dr. Wendell Lopes (UFMT), Dr. Ivan Domingues (UFMG), Dr. Luiz Abrahão (CEFET/MG), Dr. Diego Lawler (CONICET/Argentina), Dr. Andrés Vaccari (UNRN/Argentina); e também com a participação dos professores Dr. Gerson Araújo Neto (Filosofia/UFPI), Dr. José Ricardo Dias (Filosofia/UFPI), Dra. Márcia Leila (Antropologia/UFPI), Dr. Rainer Brito (Antropologia/UNIVASF) e Dr. José Moita Neto (Ciências Ambientais/UFPI).

Foto 220190702094228

Da esquerda para a direita: Prof. Dr. Maurício Fernandes (UFPI), prof. Dr. Ivan Domingues (UFMG), prof. Dr. Helder Buenos Aires de Carvalho (UFPI) e prof. Dr. José Elielton de Sousa (UFPI) durante atividade do Café Filosófico

Nessa segunda-feira (01), ocorreu o Café Filosófico Conversando sobre Filosofia no Brasil, para apresentação e discussão da obra Filosofia no Brasil: Legados e Perspectivas, do prof. Dr. Ivan Domingues (UFMG). A obra é fonte de ampla reflexão sobre a filosofia no Brasil, e marca um importante momento na área em âmbito nacional, abordando desde o problema metafilosófico acerca da filosofia brasileira até a formação contemporânea em filosofia no âmbito acadêmico. A obra, em sua abrangente arquitetônica, nos apresenta um panorama historiográfico e metafilosófico que expõe uma experiência intelectual riquíssima em filosofia no Brasil. “Não se trata de uma mensagem pessimista ou otimista, mas de uma abertura de possibilidades no horizonte da filosofia no Brasil” aponta o prof. Dr. Ivan Domingues (UFMG).

Foto 320190702094942

Prof. Dr. Ivan Domingues (UFMG) durante o Café Filosófico no CCHL

Tais eventos marcam a cena filosófica vívida e dinâmica da UFPI e se apresentam como um locus de resistência em meio aos ataques atuais tanto às Universidades, quanto à Filosofia e às Humanidades em território brasileiro. Uma gesta importante e de grande alçada em época de cortes, contingenciamentos e tantos outros mecanismos de ataques abertos e diretos ao pensamento crítico e reflexivo no Brasil, e que reafirma o caráter público, gratuito, diverso e livre da universidade.