Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realizará Dia de Conscientização e Combate ao Glaucoma

HU-UFPI realizará Dia de Conscientização e Combate ao Glaucoma

Última atualização em Segunda, 01 de Julho de 2019, 14h25

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promoverá nesta quarta-feira (03), um Dia de Conscientização e Combate ao Glaucoma, com início das atividades às 7h e se estendendo até às 19h.

Pode procurar o HU-UFPI qualquer pessoa com algum fator de risco da doença, tais como: ter mais de 40 anos; ser negro; ter miopia elevada; ter casos da doença na família; ou ter hipertensão ocular.

Os pacientes passarão por uma triagem e, caso haja suspeita da doença, se submeterão a consultas e tonometrias. Serão marcados também, se for o caso, outros exames, realizados no próprio HU-UFPI, tudo regulado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “O diagnóstico precoce evita cegueira irreversível”, explica Priscila Mendes, oftalmologista do HU-UFPI.

A Unidade de Cabeça e Pescoço do HU-UFPI disponibilizará para a atividade, quatro oftalmologistas, cinco médicos residentes em oftalmologia, quatro enfermeiras e seis técnicos de enfermagem. “O objetivo é educativo, bem como a detectação precoce”, enfatiza a enfermeira Sandra Gomes.

O glaucoma pode causar cegueira se não tratada a tempo. É uma doença crônica e sem cura, mas na maioria dos casos pode ser controlada com tratamento adequado e continuo. A enfermidade ocorre quando a pressão no interior do olho danifica as fibras do nervo ótico. “É uma das principais causas de cegueira no mundo e causa uma forma de deficiência visual sorrateira, muitas vezes só percebida pelo paciente nas fases mais avançadas e quando o nervo óptico está já bastante danificado, sem chance de recuperação”, finaliza Mendes.