Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reunião entre UFPI e membros da bancada federal trata sobre investimento no setor oncológico do HU

Última atualização em Terça, 02 de Julho de 2019, 09h18

1 de julho 920190701115028

Encontro reuniu gestores da UFPI com a bancada federal do Piauí

Na manhã de hoje (01), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes; o Superintendente do Hospital Universitário (HU-UFPI), Prof. Dr. José Miguel Luz Parente; em conjunto com os líderes políticos da bancada federal, deputada Margarete Coelho (PP-PI) e o senador Marcelo Castro (MDB-PI), reuniram-se no Salão Nobre da Reitoria da UFPI para discutir ações para a implementação de novas tecnologias no âmbito do Hospital Universitário e no serviço público de saúde do Piauí.

1 de julho 220190701115335

Foi discutida a implementação de novas tecnologias no tratamento oncológico do HU-UFPI

Para o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a busca de novos recursos é essencial para melhorar o atendimento prestado pelo Hospital Universitário à comunidade. “A reunião foi planejada visando discutir a oncologia dentro do HU. Temos a participação de forças políticas para avaliarmos, junto ao Superintendente do Hospital, Prof. José Miguel, a atual situação do ramo oncológico. O HU-UFPI é uma instituição modelo, que já reserva uma ala de quimioterapia, e o plano agora é avançar no tratamento de radioterapia”.

O encontro teve como assunto primordial o desenvolvimento do tratamento oncológico via radioterapia, por meio de equipamentos de alta tecnologia, como é o caso da máquina PET-CT. Mecanismo que visa diagnosticar doenças de alta complexidade com maior precisão, avaliando o estágio do câncer e facilitando a obtenção de um método de tratamento mais adequado ao paciente. Ainda no encontro, a médica nuclear, Dra. Paloma Luna, explica o diferencial da máquina para o diagnóstico de qualidade. “O PET-CT é um exame que avalia com muita precisão o quadro do paciente. O custeio gira em torno de 1 milhão de dólares e pode beneficiar a população piauiense que necessita do serviço público de saúde”. Os líderes da bancada federal, deputada Margarete Coelho (PP-PI) e o senador Marcelo Castro (MDB-PI), prometeram prestar o apoio necessário para fortalecer o tema discutido na reunião.

1 de julho 720190701115859

Superintendente do HU-UFPI, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente

A expectativa é que o Hospital Universitário da UFPI realize o atendimento completo para o paciente portador de câncer. O Superintendente do HU, Prof. Dr. José Miguel Luz Parente, fala sobre a ampliação dos serviços ofertados pelo Hospital. “Para obtermos a radioterapia no Hospital Universitário da UFPI precisamos de ajuda para ofertar todas as etapas no tratamento oncológico. Nós já temos um ambulatório específico para o diagnóstico precoce, e é necessário prestar o tratamento inicial clínico e cirúrgico, a quimioterapia e o planejamento da radioterapia”, completa.