Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Mestrado em Ciência dos Materiais amplia oportunidades profissionais
Início do conteúdo da página

Mestrado em Ciência dos Materiais amplia oportunidades profissionais

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece desde 2011 o mestrado em Ciência dos Materiais. Voltado para profissionais formados nas áreas de Engenharia, Química, Física e Farmácia, o curso de pós-graduação oferta 10 vagas por seleção.

Segundo o coordenador da pós-graduação em Ciência dos Materiais, Prof. Dr. Edson Cavalcanti, o curso possui duas áreas de concentração com duas linhas de pesquisa cada, sendo elas: Materiais Cerâmicos e Filmes, com as linhas de pesquisa 'Materiais Cerâmicos e Metálicos' e 'Filmes, superfícies e interfaces'; e Materiais Conjugados e Polímeros, com as linhas de pesquisa 'Polímeros e Biomateriais' e 'Materiais Conjugados e Estruturados'.

"A pós-graduação tem como objetivo a obtenção de novos materiais, processamento, caracterização e avaliação das propriedades. Dentre os materiais, temos os poliméricos, cerâmicos (tradicionais e avançados), metais, compósitos, blendas, híbridos, além de outros", explica Edson Cavalcanti.

Até o momento, nove alunos já concluíram o mestrado em Ciência dos Materiais. Entre eles está a engenheira civil Luzana Leite Brasileiro. Egressa do curso de graduação em Engenharia Civil da UFPI, Luzana defendeu sua dissertação de mestrado em março deste ano com o título "Utilização de Agregados Reciclados Provenientes de RCD em Substituição ao Agregado Natural no Concreto Asfáltico", sob a orientação do Prof. Dr. José Milton Elias de Matos.

"Procurei o mestrado com o intuito de me qualificar ainda mais profissionalmente e me preparar também para uma vida acadêmica e de pesquisa. Hoje me sinto mais preparada para o mercado de trabalho e incentivada a uma vida de pesquisa, que me faz almejar um doutorado. De certa forma, o mestrado fez com que a minha mente se abrisse para um mundo de iniciativas e descobertas que vai muito além de um simples título", declarou Luzana Brasileiro, mestre em Ciência dos Materiais pela UFPI.

 

Luzana Brasileiro durante apresentação de trabalho no Congresso Brasileiro de Engenharia e Ciência dos Materiais, em Joinville - SC 

Graduada em 2007 e engenheira concursada da Prefeitura Municipal de Teresina desde 2009, Luzana disse que sempre quis ser professora e com o mestrado em Ciências dos Materiais esse desejo transformou-se em oportunidade. Ela foi aprovada em primeiro lugar na prova escrita para professor substituto do Departamento de Recursos Hídricos e Geologia Aplicada - DRHGA/CT, onde ministra as disciplinas de Mecânica dos Solos I e Obras de Terra para alunos do curso de Engenharia Civil. "Ser professora da UFPI é gratificante por que foi daqui que eu saí e para cá estou retornando como mestre, e não mais como aluna. Aqui, eu qualificarei os meus alunos assim como fui qualificada, procurando sempre dar o melhor de mim e extrair o melhor deles", disse.

O mestrado em Ciência dos Materiais está com inscrições aberta para seleção no período de 03/06/2013 a 17/06/2013. Os interessados devem se inscrever através do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). Para ler o edital e fazer a inscrição, acesse a página do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais no sítio eletrônico www.sigaa.ufpi.br.

Edital n°01/2013 - Seleção para Mestrado em Ciência dos Materiais.

 

Fim do conteúdo da página