Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professoras Edmilsa Santana e Flávia Lorenne tomam posse na Direção do CAFS
Início do conteúdo da página

Professoras Edmilsa Santana e Flávia Lorenne tomam posse na Direção do CAFS

Imprimir
Última atualização em Sexta, 21 de Junho de 2019, 14h37

CAFS3.jpg

Vice-diretora Profa. Dra. Flávia Lorenne e a diretora Profa. Dra. Edmilsa Santana na solenidade de posse

O Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS) da UFPI em Floriano viveu um dia inédito nessa terça-feira (18) com a posse, pela primeira vez em sua história, de duas mulheres eleitas para a gestão do Campus, que em 2019 completa 1 década de fundação. Em solenidade prestigiada por autoridades locais, imprensa e a comunidade acadêmica, tomaram posse como Diretora, a Profa. Dra. Edmilsa Santana de Araújo; e como vice-diretora, a Profa. Dra. Flávia Lorenne Sampaio Barbosa. Na solenidade, Edmilsa recebeu a direção do Campus de Flávia Lorenne, que, por 2 meses e 22 dias, atuou como diretora Pró-tempore.

  CAFS26.jpg

Com a presença do Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, a solenidade de posse contou na mesa de honra com as presenças do ex-reitor, Prof. Dr. Luiz de Sousa Santos Júnior; do Senhor Marcony Alisson Ferreira, secretário municipal de Infraestrutura, representando o Prefeito de Floriano; do Prof. Me. Rafael Angelo Santos Leite, representando o diretor do IFPI-Floriano; do Prof. Me. Ricardo de Castro Ribeiro Santos, diretor do CTF; do pedagogo Jardel Viana de Sousa, representante do Sindicato dos Trabalhadores da UFPI; da Profa. Ariete de Costa Bento, diretora do Campus da Uespi-Floriano; da coordenadora Administrativo-financeira do CAFS, servidora Olgarina Soares Diocesano; da Professora década do Campus, Profa. Dra. Cynara Cristhina Aragão Pereira, docente da Enfermagem; e da acadêmica Lyvia Mariana de Carvalho, representando o segmento discente.

CAFS16.jpg

 

Em sua fala como vice-diretora, Flávia Lorenne falou o desafio que foi assumir o Campus por quase três meses como diretora Pró-Tempore, agradeceu todo apoio recebido durante sua gestão, apresentou algumas ações realizadas e destacou a realização profissional que sente em ser uma egressa da UFPI e agora assumir com vice-diretora do CAFS.

CAFS33.jpg

Vice-diretora Flávia Lorenne e reitor da UFPI José Arimatéia Lopes

“Agradeço ao apoio de todos que me auxiliaram nesse processo de alinhar a transição de direção. Vamos seguir adiante, mantendo o entendimento de que precisamos trabalhar juntos e em prol de melhores indicadores do CAFS que vai se traduzir em uma gestão otimizada com melhor aproveitamento dos recursos e na oferta de um ensino superior de qualidade crescente à nossa comunidade de Floriano recebida no Campus”.

  CAFS14.jpg

 Diretora do CAFS, Prof. Dra. Edmilsa Santana de Araújo

Em um discurso que levou muitos às lagrimas, a nova Diretora Edmilsa Santana compartilhou a alegria em se sentir abraçada pala comunidade acadêmica que a escolher como gestora máxima do Campus, sendo a primeira mulher e florianense a conduzir o Campus. “ Abro um parêntese para salientar a importante ruptura de paradigma com a eleição de uma gestão genuinamente feminina, pois isso representa a materialização da luta por uma coletividade menos desigual e mais inclusiva”.

CAFS34.jpg

Diretora Edmilsa Santana e o Reitor da UFPI José Arimatéria Lopes

Edmilsa Santana elegeu como marcas de sua gestão a participação e a humanização para conduzir ações de ensino, pesquisa, extensão, assistência estudantil e infraestrutura de modo que todos os segmentos que compõem o Campus sintam-se representados por seu mandato. “Respeitamos e respeitaremos sempre as opiniões divergente as quais integram de forma legítima o tecido democrático e nos estimulam a autocrítica constante e contextualizada, no entanto apostamos firmemente nesse novo olhar para o cuidado deste equipamento de Ensino Superior, tomando como ponto de partida os pilares da humanização e participação”, declarou.

CAFS11.jpg

 

O Reitor da UFPI abriu sua fala agradecendo o empenho da vice-diretora Flávia Lorenne em assumir a gestão Pró-Tempore do Campus por quase 90 dias, parabenizou as novas gestoras eleitas pela comunidade do CAFS para gerir o Campus pelos próximos 4 anos e desafiou as gestoras a, junto com a Administração Superior, pensar estratégias para manter a excelência de ações mesmo no contexto de crise.

“Estamos enfrentando um momento de muita dificuldade no cenário nacional, mas que não justifica a penalização aplicada às Instituições de Ensino Superior. Absorver as reduções de orçamento está exigindo muito de nós! E é nesse momento de dificuldades que mais precisamos de gestores competentes, como é o caso das Professoras Edmilsa e Flávia, e da parceria entre a Administração Superior e as gestões setoriais para que possamos fazer mais com menos, buscando sempre a transparência de ações apresentadas à comunidade acadêmica para que possamos contar com o indispensável apoio de todos que fazem essa Universidade”, finalizou.

 

Sobre a Vice-diretora:

Graduada (2003) em Administração pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), especialização (2006) em Gestão Empresarial pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e mestrado (2012) e doutorado (2018) em Administração de Empresas pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR). Atualmente, professora efetiva do Curso de graduação em Administração da UFPI, campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), em Floriano-PI, docente permanente do curso de pós-graduação em Gestão Pública da UFPI; docente do curso de especialização em Gestão de Pequenas e Médias Empresas do CAFS/UFPI; e, tutora a distância, na modalidade bolsista da CAPES, do curso de bacharelado em Administração do Centro de Ensino a Distância (CEAD) da UFPI. Do mais, pesquisadora integrante do grupo de pesquisa "Gestão e Sustentabilidade" vinculado ao curso de Administração do CAFS/UFPI; líder do grupo de pesquisa intitulado "Estudos e Pesquisa em Empreendedorismo e Gestão Organizacional" (GEPEGO) e coordenadora, no âmbito da UFPI, da aplicação do Estudo Mundial sobre Empreendedorismo junto aos Estudantes Universitários do Brasil (GUESSS Brasil); e, avaliadora científica da Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI. Temas de pesquisa: governança corporativa; capacidade dinâmica; gestão pública.

Sobre a Diretora:

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). É Professora Adjunta I do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia lotada no Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Letras pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Licenciada em Pedagogia pelo Instituto Educacional Cristão (IEC). Especialista em Literatura Brasileira pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Coordenadora Administrativo-Financeiro do Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI) no período de 2009-2017. Professora do Colégio Técnico de Floriano (CTF), no período de 1993-2008. Pesquisa na área de Formação de Professores, Fundamentos Antropológicos da Educação e Prática de Pesquisa em Educação. 

 WhatsApp Image 2019-03-18 at 15.07.18 (1).jpeg

 

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página