Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor encerra visita a Bom Jesus prestigiando segunda edição do Zoo na Praça

Reitor encerra visita a Bom Jesus prestigiando segunda edição do Zoo na Praça

Última atualização em Segunda, 17 de Junho de 2019, 10h56

A visita do Reitor Prof. Dr. Arimatéia Lopes a Bom Jesus foi encerrada na manhã deste sábado, 15 de junho, com a participação na segunda edição do Zoo na Praça. Promovido pelo curso de Biologia na Praça do Fórum, o evento contou com oito barracas, visitadas por cerca de 150 alunos da rede básica de ensino e 100 pessoas da cidade como um todo.

zoo1920190617100037

Segunda edição do Zoo na Praça

Segundo a organizadora, Profa. Dra. Josenir Camara, do curso de Ciências Biológicas do Campus Profa. Cinobelina Elvas, o objetivo do evento foi disseminar o conhecimento que é gerado na Universidade, mostrando os diferentes grupos de animais, por exemplo, de forma lúdica. "Assim, fica mais fácil que a sociedade em geral compreenda", defende Josenir.

zoo320190617101334

Alunos apresentam os diferentes grupos de animais

Duas estudantes do curso demonstraram que entenderam a intenção do Zoo na Praça. Welen Santos afirmou que "quando fazemos essas feiras, estamos levando o conhecimento que adquirimos na Universidade para o público". Thaís Xavier, por sua vez, destacou que o caráter lúdico atrai sobretudo os mais jovens. "As crianças são as que mais têm interesse e apreço por jogos. Então usamos isso para chamar a atenção delas. O importante é passar esse conhecimento para, quem sabe, elas se interessem pelo curso de Ciências Biológicas futuramente".

zoo120190617101510

Feira tem por objetivo levar conhecimento para além da Universidade

A organizadora do evento acredita que a presença do Reitor nessa segunda edição ajude a fortalecê-lo. Na opinião da Profa. Josenir, "os alunos acabam se motivando mais, se sentindo mais importantes pela visita do Reitor. Então a tendência é que eles se engajem até mais para os próximos eventos. Isso fortalece, além do nosso curso, o nosso campus, fazendo com que seja reconhecido. Afinal, a gente está distante da capital, mas está trabalhando bastante".

zoo2120190617101223

Reitor e alunos durante evento

Em sua avaliação sobre essa viagem a Bom Jesus, o Reitor Prof. Dr. Arimatéia Lopes, afirma que foi uma viagem produtiva, pois, apesar do pouco tempo, o tempo foi bem aproveitado. "Estivemos com coordenadores e professores do CPCE, recebendo algumas demandas e dando possíveis encaminhamentos. Depois fomos à inauguração do novo prédio do fórum. E encerramos com esse evento Zoo na Praça, que foi muito interessante porque tivemos a oportunidade de conhecer não apenas trabalhos produzidos por estudantes da própria Universidade, mas também por alunos do Ensino Médio orientados por professores da UFPI".

O Reitor finaliza ressaltando a importância de eventos como esse. "São eventos fundamentais para ajudar a trazer a comunidade para o nosso lado para defender a Universidade, conhecendo sua relevância e que tipo de pesquisa ela faz".

Confira mais fotos:

zoo1620190617100501