Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Oficina premiada pela Funarte é apresentada em Semana de Ciências Sociais

Oficina premiada pela Funarte é apresentada em Semana de Ciências Sociais

A oficina "Crítica do Audiovisual Brasileiro: Leituras Regionais" é uma das atividades previstas para a Semana Acadêmica de Ciências Sociais da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que será realizada no Campus Universitário Ministro Petrônio Portella, entre os dias 11 e 14 de junho. A oficina será ministrada pelo jornalista Sávio Stoco, nos dias 11 e 12 de junho, e sua apresentação no evento marca o início da oficina que será realizada em seis capitais. O projeto foi selecionado pela Bolsa Fundação Biblioteca Nacional/Funarte de Circulação Literária e depois irá para Manaus, João Pessoa, Brasília e Cuiabá.

A atividade pretende reunir interessados em analisar e escrever sobre produções audiovisuais, especialmente as regionais, privilegiando o esforço de compreensão das contribuições específicas que os filmes trazem para o debate artístico e social. O diálogo promovido pela crítica informa públicos e influencia realizadores contribuindo para o desenvolvimento do setor audiovisual, de acordo com Sávio Stoco, jornalista mestrando em Artes Visuais pela Unicamp que ministrará a oficina.

"Com o vídeo digital a partir dos anos 2000, a produção audiovisual brasileira se tornou possível em muitas localidades onde antes era pouco praticada. A iniciativa desta oficina pretende dialogar com este movimento contemporâneo que tem alimentado a expressão de muitas realidades e imaginários. O desafio para o crítico é ter a sensibilidade de perceber as transformações que os filmes imprimem nos conteúdos que abordam", disse Sávio que também é pesquisador do Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas.

Praticada em ocasiões diversas, como em estudos acadêmicos, publicadas em jornais ou de forma independente em blogs e sites, a crítica audiovisual pode ser exercida por interessados de várias formações. O que inclui até diretores interessados em refletir sobre seus próprios filmes.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail . A oficina, em turma única, será realizada na Sala de Vídeo II do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), Campus Universitário Petrônio Portella, Iningá. No dia 11/06 das 8h30min às 11h30min e das 14h30 às 16h30 e no dia 12/06, das 8h30min às 11h30min e das 17h às 19h.