Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > "Visionários de um Brasil Profundo" Lançamento de encerramento da EDUFPI

"Visionários de um Brasil Profundo" Lançamento de encerramento da EDUFPI

Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 11h13

Na tarde de domingo, 9 de junho, a Editora Universitária (EDUFPI) realizou o lançamento de mais um livro "Visionários de um Brasil profundo", que encerrou as atividades no Salão do Livro do Piauí (SALIPI) de 2019.

De autoria do Prof. Dr. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito, do curso de Licenciatura em História do Campus Senador Helvídio Nunes de Barros (Picos), a obra é resultado de sua tese de doutorado, defendida na Universidade Federal do Ceará. Segundo o Prof. Dr. Fábio, o objetivo da pesquisa foi "pensar a construção do conceito de cultura brasileira ao longo do século XX".

WhatsApp Image 2019-06-09 at 17.46.40.jpegProf. Dr. Fábio Leonardo Castelo Branco Brito /Prof. Dr. Ricardo Alaggio- Diretor da EDUFPI

Para isso, foram abordadas várias iniciativas culturais como a Tropicália, o Cinema Novo e a MPB, apenas para destacar alguns exemplos. O personagem principal do livro é o polêmico pernambucano Jomard Muniz de Brito, que ilustra a capa.

O Prof. Dr. Fábio ressaltou, ainda, a importância de mostrar o que a Universidade vem produzindo para a sociedade como um todo. "É essencial dar visibilidade ao que é produzido aqui. Toda pesquisa acadêmica tem um impacto social; então é importante que essr impacto seja percebido também para fora dos eventos mais acadêmicos", destacou.

O Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio, fez um balanço neste último evento da Editora no Salipi. Ressaltou que foram 30 livros lançados e 18 eventos realizados no stand da EDUFPI. "O Salipi 2019 foi positivo em todos os aspectos para a Editora Universitária. Tivemos um movimento excepcional de público. Achei, inclusive, melhor que no ano passado, o que não era esperado. Considerando a crise, parece que o interesse pelo livro continua grande", comemorou.