Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > E-book sobre Piauilismo é lançado durante Bate-Papo Literário no Salipi

E-book sobre Piauilismo é lançado durante Bate-Papo Literário no Salipi

Última atualização em Quinta, 06 de Junho de 2019, 16h48

piauilismo.jpg

Os docentes do Curso de Moda, Design e Estilismo da UFPI, Profa. Me. Francisca Danielle Araújo de Souza, e Prof. Me. Ascânio Wanderley Abrantes de Carvalho, participaram na noite dessa quarta (5), do Bate-Papo Literário sobre o E-book “Piauilismo: por trás da criação”, na programação da  17ª edição do Salão do Livro do Piauí ( SALIPI), que ocorre até domingo (9 de junho), no Espaço Rosa dos Ventos da UFPI. Além dos professores organizadores da obra, o Bate-papo, mediado pelo Prof. Luiz Romero, contou também com a participação de um dos ilustradores da obra, o designer de moda Carlos César Santos Silva Filho.

livro.jpg

Lançada pela Edufpi, a obra retrata o processo criativo dos 25 acadêmicos de Moda que participaram da 9ª edição do Piauilismo Fashion Day, que teve como tema a fauna e folha do Piauí. O Piaulismo é considerado um dos maiores eventos de moda do estado, em que alunos na reta final do curso de Moda apresentam ao grande público coleções comerciais e autorias, em atividades contempladas nas disciplinas Projeto de Coleção I e II e Curadoria e Produção de Desfile. O evento conta com duas edições anuais, com realização em locais de ampla circulação de pessoas como praças, shoppings centers e espaços de convivência.

Em suas falas, os professores destacaram a importância de documentar a metodologia aplicada no desenvolvimento das coleções que dão vida ao Piauilismo.

montagem floral valendo.jpg

“ A ideia de organizar o livro partiu dos próprios alunos, mostrando todo o processo de criação deles até chegar no evento Piauilismo, na parte autoral. Foi uma experiência muito boa para todos”, afirma a Profa. Francisca Danielle. “Toda essa experiência dos alunos, dos professores e a grandeza do evento começam a se materializar virtualmente com o E-book e fisicamente mais a diante no lançamento da versão impressa do livro”, avalia o Prof. Ascânio Vanderley, lembrando que o Piauilismo também se perpetua em outras mídias, “na roupa propriamente dita, na roupa como documento, como um códice.” completa.

O Prof.Ascânio Wanderey frisou tambem em sua fala que a documntação do processo criativo é uma forma de valorizar todo o empenho e dedicação dos alunos na realização das edições do Piauilismo. "Os alunos fizeram uma pesquisa de campo muito grande para produzir a 9ª edição do Piaulismo, que retratou a fauna e flora piauienses. O Carlos, por exemplo, trabalhou a questão das queimadas e dos animais que são mortos pelas chamas...são temas de reflexão, pra se pensar, temas muito instigantes."

O e-book Piauilismo: por trás da criação está disponível para download no site da Edufpi.

faunaaaaaa.jpg

Encerrando o bate-papo, os professores convidaram a público para participar da 11ª edição do Piauilismo, que ocorre nesta quinta-feira ( 6 de junho) no completo cultural Francisco das Chagas da Ponte JK, com o tema Teresina Meu Amor! O evento é gratuito.

convite piaui.jpg