Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Floriano: Curso de Extensão para Formação de Gestores Públicos oferta vagas
Início do conteúdo da página

Repórter Chico José palestra no Cine Teatro da UFPI durante o SALIPI

Imprimir
Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 19h50

No Salão do Livro do Piauí (SALIPI) deste ano o jornalismo também é pauta.  Nesta segunda-feira (03), no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí (UFPI), o repórter global Francisco José de Brito palestrou em mais uma programação do Seminário Língua Viva, abordando o tema “Desafios das grandes reportagens”.

A ocasião contou com a presença de jornalistas, professores e estudantes de vários cursos da UFPI, especialmente de Jornalismo. Alunos de outras instituições também marcaram presença na palestra e prestigiaram as demais programações do SALIPI.

DSC_2154.JPG

Cine Teatro da UFPI recebe o jornalista Francisco José

Gabriel Prado, estudante do Curso de Comunicação Social na UFPI, assistiu à palestra de Francisco José e comenta a importância da  abordagem feita e da presença de nomes de peso como ele. “Isso é importantíssimo, não só para os estudantes de Comunicação Social, mas para a sociedade como um todo. Nos tempos de hoje, principalmente com as fakes news, ter a oportunidade de conhecer um jornalista renomado como ele, é importante para o esclarecimento de alguns pontos que as pessoas desconhecem, e que o Francisco José aborda de forma muito interessante", afirma Prado.

DSC_2147.JPG

Gabriel Prado, estudante de Jornalismo da UFPI

Natural do Nordeste brasileiro, Francisco José é jornalista e repórter da Globo e ressalta a honra de prestigiar o SALIPI, principalmente por ser na região onde nasceu. Ele afirma ainda que o evento dá a visibilidade merecida ao estado e explica importância disso. "Pra mim é sempre interessante falar sobre o Piauí, falar sobre o Nordeste. Porque a minha origem é o sertão do Nordeste, então é o lugar onde mais gosto de trabalhar. Eu tenho a oportunidade conversar com as pessoas da região, o que torna tudo mais gratificante ainda", diz.

DSC_2165.JPG

Jornalista global, Francisco José, palestra na UFPI

O jornalista comenta que o Piauí é plural e cheio de histórias singulares, e que lhe possibilitou grandes conquistas profissionais. "O Piauí é diferenciado. As histórias que existem aqui, os personagens, a cultura, o que está sendo desenvolvido, são especiais. Esse lugar me deu a condição de fazer belas reportagens. O estado onde trabalho me rendeu apenas sete reportagens no Globo Repórter, mas com o Piauí eu tenho 11 matérias no programa.

No maior evento literário piauiense, Fracisco reforça o tema “A leitura engrandece a alma". Ele fala sobre seu gosto por ler e revela suas preferências. "Eu como leitor gosto mais de ler livros atuais, livros de histórias verídicas. Adoro ler biografias, entender como determinada pessoa venceu. Um dos livros que mais admiro e gostei de ler foi "Endurance: a lendária expedição de Shackleton à Antártida", que conta a história de uma expedição ao Polo Sul, da qual os integrantes levaram dois anos para voltar e todos sobreviveram. Muitos mutilados, e foi uma coisa verídica", acrescenta.

O Seminário Língua Viva continua sua programação ao longo de todo o SALIPI, e conta com nomes como Fred Elboni, com bate-papo literário e sessão de autógrafos nesta quarta-feira (04).

DSC_2158.JPG

 

Fim do conteúdo da página