Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Campus de Bom Jesus recebeu programação alusiva à 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Início do conteúdo da página

Estudantes de Parasitologia realizam exposição de maquetes para debater sobre parasitoses

Imprimir
Publicado: Terça, 04 de Junho de 2019, 13h06

WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.58.00.jpg

Alunos da Disciplina de Parasitologia Geral da 86ª turma do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí realizam na manhã desta terça-feira (04), na sala de aula do Departamento de Parasitologia e Microbiologia, do Centro de Ciências da Saúde (CCS), a exposição de maquetes para debater sobre parasitoses. A atividade foi coordenada pela Profa. Dra. Daniela Reis de Freitas, Bióloga e Professora de Parasitologia.

WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.57.57.jpeg

“As disciplinas de parasitologia são extremamente importantes não só para o aluno entender o ciclo biológico dos parasitas, entender como funciona o processo de doença em função desses parasitas, mas também compreender funções básicas de educação em saúde, compreender como funcionam as dinâmicas das doenças negligenciadas, das doenças emergentes que podem ser feitas a respeito”, explica a professora.

WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.57.57 (1).jpeg

As atividades desenvolvidas pelo grupo de estudantes fizeram parte do trabalho de conclusão da disciplina, que futuramente será apresentada a comunidade, por meio de uma ação social de extensão para alunos de escolas públicas, onde será ampliado o conhecimento sobre as parasitoses de forma dinâmica e interativa por meio da exposição das maquetes.

WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.57.58.jpeg

Durante o evento, foram apresentadas mini palestras sobre o ciclo de vida dos parasitas responsáveis pelas principais infecções Teníase-Cisticercose (Solitária), Ascaridíase (causada pela Lombriga), Ancilostomíase (Amarelão), Esquistossomose (Schistosoma mansoni), vermes de fácil disseminação por diversos ambientes. Além dos protozoários responsáveis pela Doença de Chagas (Trypanosoma cruzi), Toxoplasmose (Toxoplasma Gondii), Malária (mosquito Anopheles).

WhatsApp Image 2019-06-04 at 13.18.04.jpeg

“É um aprendizado para a vida toda”, explica a estudante do 2º período de Enfermagem, Josiane de Sousa da Silva. Ela comenta ainda que a disciplina de Parasitologia faz você refletir sobre seus atos. “A pessoa de certa forma toma mais consciência e conscientiza as pessoas ao seu redor. A matéria foi muito enriquecedora e o trabalho de conclusão foi uma experiência maravilhosa e bem didática fazendo com que se internalize mais o conteúdo”.

WhatsApp Image 2019-06-04 at 12.57.56.jpeg

Segundo a Profa. Dra. Daniela Freitas, a ação teve um papel muito grande principalmente na parte de educação em saúde. “A educação em parasitologia é essencial para que a gente consiga reverter o quadro de parasitoses não só em nível regional, nível nacional, mas também a gente consiga trabalhar questões como doenças emergentes e como evita-las”, finaliza. 

WhatsApp Image 2019-06-04 at 13.05.13.jpeg

 

Fim do conteúdo da página