Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Xico Sá realiza palestra “Crônicas de Amor e Resistência” no SaLiPi 2019

Xico Sá realiza palestra “Crônicas de Amor e Resistência” no SaLiPi 2019

Última atualização em Domingo, 02 de Junho de 2019, 21h13

Na noite deste sábado, 1º de junho, o jornalista e escritor Xico Sá marcou presença no Salão do Livro do Piauí, que acontece até o dia 9 de junho no Espaço Rosa dos Ventos, e prestigiou o público do evento com a palestra “Crônicas de Amor e Resistência”, no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí.

Em uma conversa com o também escritor, Prof. Wellington Soares, Xico esteve à vontade para tratar temas que são muito recorrentes entre seus escritos. “São crônicas líricas, crônicas mais amorosas, os dramas modernos dos relacionamentos, etc... E, como a gente tá vivendo um cenário político muito complicado para a universidade e para o ensino público no geral, a gente bate um papo também sobre essa questão de agora, que é uma hora de a gente resistir, de lutar pela escola pública”, resume.

02_XICOSA.jpgConvidado do SaLiPi 2019, jornalista e escritor Xico Sá durante entrevista

O SaLiPi, que em 2019 entra em sua décima sétima edição, tem ganhado dimensão ao longo dos anos no cumprimento do seu papel social. Para Xico Sá, o evento tem uma grande relevância como mecanismo de culturalização. “Nesse momento ele ganha uma importância sem fim. É muito importante um evento como esse, que mobiliza Teresina e as cidades ao redor aqui da capital, para o encontro em torno do livro e em torno dos autores. Eu acho que a gente vai tá vivo culturalmente”, comenta Xico Sá.

Todos os anos o SaLiPi traz um tema no qual baseia toda a sua programação. Este ano temos a notável frase do filósofo iluminista francês Voltaire A leitura engrandece a alma para dar o tom da maior feira de livros do Piauí. E, para Xico Sá, a leitura é, também, uma forma de revolução. “Quem lê tá mais perto de entender as coisas, de mudar o país”, expõe.

01_XICOSA.jpgPúblico do SaLiPi no Cine Teatro da Universidade Federal do Piauí

O Salão do Livro do Piauí (SaLiPi), que se tornou o maior evento literário e cultural do Estado, é realizado pela Fundação Quixote em parceiria com a Universidade Federal do Piauí, que é sede do Salão pelo sexto ano. A feira de livros e de cultura segue até o dia 9 de junho, com programação voltada para todos os públicos com palestras, bate-papos literários e lançamentos de livros da Editora da UFPI (EDUFPI).Também conta com estandes de vendas, o espaço infantil Salipinho e apresentações artísticas.

Confira a programação do SaLiPi 2019 no site oficial do evento.