Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI recebe professora que ministrará o Projeto de Internacionalização do Curso de Enfermagem
Início do conteúdo da página

UFPI recebe professora que ministrará o Projeto de Internacionalização do Curso de Enfermagem

Imprimir
Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2019, 11h24

IMG 182120190527110449

Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebe com o cargo de Professor Visitante Sênior no curso de Enfermagem, a Profa. Dra. Maria Antonieta Rubio Tyrrell. A professora que é natural do Peru, mora no Brasil há mais de 45 anos e atua como Professora Titular na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A professora revalidou o título de Enfermeira e de Habilitação em Enfermagem Obstétrica; Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui quatro títulos de Especialista: em Enfermagem Obstétrica e Pediátrica, Administração Hospitalar e em Tecnologia Educativa da Saúde.

“Então, a grande missão que eu tenho aqui é colaborar com os Programas de Pós-Graduação Strictus Sensu, no mestrado e doutorado, para uma perspectiva internacional porque minha experiência internacional é muito ampla”, relata a professora ao falar sobre a importância e expectativas sobre sua vinda para a colaboração na UFPI. Afirma ainda que veio a Teresina por se sentir bem no local, e ter conhecimento das pessoas, tendo em vista que ajudou a formar as primeiras Mestras e Doutoras em Enfermagem da cidade de Teresina. Diz também estar muito animada para sua colaboração no programa no que diz respeito à internacionalização, pois a CAPES ao analisá-lo o considerou muito bem encaminhado.

A Professora Doutora participará de uma Aula Inaugural nesta quinta-feira, dia 30 de maio, na qual ministrará a palestra de temática “Pós-Graduação em Enfermagem: Desafios e Perspectivas com vistas a Internacionalização e a ampliação da Produção Científica e Tecnologia em Saúde.” O evento ocorrerá no Auditório do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (PPGenf/CCS/UFPI), a partir das 14h30.

Nota de agradecimento:

A Professora agradece publicamente ao Magnífico Reitor da UFPI Professor Doutor José Arimatéia Dantas Lopes, às demais autoridades da Universidade Federal do Piauí e a todo corpo discente e docente, por toda a receptividade e apoio para com seu projeto.

Professora Doutora Maria Antonieta Rubio Tyrrell:

Revalidou o título de Enfermeira e de Habilitação em Enfermagem Obstétrica (1978), Mestrado em Enfermagem (1978) e Doutorado em Enfermagem (1994) pela Escola de Enfermagem Anna Nery da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEAN/UFRJ). Possui quatro títulos de Especialista: em Enfermagem Obstétrica (EEAN/UFRJ), Enfermagem Pediátrica (EEAN/UFRJ), Administração Hospitalar (PUC/RJ) e em Tecnologia Educativa em Saúde (NUTES/ CLATES ). De 2002 a 2010 foi eleita Diretora da EEAN (02 gestões). Fundadora do Curso de Graduação em Enfermagem da UFRJ Campus "Aloízio Teixeira" (2009-2). É professora dos Cursos de Graduação e Pós-graduação em Enfermagem desde 1977, é professora Livre docente e Titular (1989) da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Atua como Consultora Ad hoc da CAPES, CNPq, FAPERJ. Revista Ciência & Saúde Coletiva (ABRASCO), Cadernos de Saúde Pública (FIOCRUZ), Revista da Escola Anna Nery (EEAN), Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste (RENE), Revista Latino Americana de Enfermagem (EERP/USP), Revista Enfermería Herediana (UPCH/Perú), Revista da ALADEFE (Fundadora e Membro do Comitê Editorial- 2011). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Políticas Públicas em Saúde da Mulher e da Criança, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas e de saúde, saúde da mulher e da criança em enfermagem, enfermagem obstétrica, prática profissional, atenção básica e pesquisa em saúde da mulher e da criança. Detêm 04 Títulos Doutor Honoris Causa (UNT/Peru-2007; ULADECH/Perú e UIGV/Perú - 2009; UNC/Peru - 2015), e 04 nomeações de prêmios em eventos internacionais e nacionais (COBEON/ABENFO/Brasil, CNEE/ASPEFEEN/PERU, Jornada Científica EP/UNT/Trujillo, PERU e Enfermagem UFRJ Macaé - 2º Edição).

Fim do conteúdo da página