Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente do CCA/UFPI é convidada a ministrar palestra no V Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf)

Última atualização em Segunda, 27 de Mai de 2019, 09h59

evento recife biofisica 120190527094707

Professora do CCA/UFPI participa de congresso em Recife

A Profa. Dra. Maria do Socorro Pires e Cruz, docente do Departamento de Morfofisiologia Veterinária, do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí, participou do V Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf), que reuniu, de 21 a 24 de maio, em Recife (PE), cientistas, pesquisadores, professores, alunos de graduação e pós-graduação em um ambiente de troca de conhecimentos e experiências ligados ao ensino e à pesquisa.

O evento, organizado pela Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBF), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), proporcionou o estabelecimento de parcerias entre instituições regionais, nacionais e internacionais a fim de promover o desenvolvimento e o avanço científico e tecnológico da Região Nordeste, relacionados à área de Biofísica e ciências afins.

evento recife biofisica 220190527094935

Profa. Dra. Maria do Socorro Pires e Cruz durante palestra no V Congresso Regional da Sociedade Brasileira de Biofísica (SBBf)

A docente da UFPI foi convidada para ministrar a palestra “Desenvolvimento de proteínas recombinantes para o diagnóstico de leishmaniose visceral canina”. “Reunimos vários pesquisadores nesses quatro dias de evento, foram dias intensos, produtivos, pois envolveu a avaliação de pôsteres de trabalhos de estudantes na área de Biofísica de iniciação científica, dos pós-graduandos, mestrandos, doutorandos, então, conseguimos interagir bastante e estabelecemos novos contatos com o pessoal da Fiocruz de Recife, na pessoa do Dr. Fábio Formiga, que trabalha com nanocarreadores para o tratamento da leishmaniose cutânea. Esse estreitamento de laços gera a criação de novos grupos de pesquisa, novos parceiros de pesquisa, e isso é extremamente importante e salutar na ciência. A nossa palestra foi bastante elogiada pelos colegas, enfim, foi muito gratificante”, destacou a Profa. Dra. Maria do Socorro Pires e Cruz.

evento recife 320190527095330

Congresso reuniu pesquisadores de todo o país

Paralelamente ao congressso, quatro eventos foram realizados: o III Curso de Eletrofisiologia Oleg Krasilnikov, abordando os seguintes temas: Membranas, Canais e Simulações em Biofísica; o I Curso de Radiobiologia, Biofotônica e Análise de Imagens Médicas, que teve como foco as aplicações da Biofísica na medicina clínica e diagnóstica; um simpósio satélite sobre o Ensino das Ciências, com renomados pesquisadores nesta área de conhecimento, com temas direcionados à transdisciplinaridade e ao ensino de ciências por investigação; e o VI Encontro Anual do Departamento de Biofísica e Radiobiologia, do Centro de Biociências (CB) da UFPE.