Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI criam empresa e marca de alimentos orgânicos desidratados com energia solar

Última atualização em Quinta, 23 de Mai de 2019, 09h28

IMG 159020190522114321

Produtos desenvolvidos pela empresa.

Professores da Universidade Federal do Piauí, com o apoio da Universidade, desenvolvem o projeto Ecodrytec, e criaram a marca Sabores do Piauí. O Ecodrytec tecnologia solar em desidratação de alimentos é um projeto especial de extensão de incubação de empresas contemplado com bolsas Pibex. É uma empresa em desenvolvimento que tem como criadores a Profa. Me. Adriana Galvão (Departamento de Artes Visuais); e Prof. Dr. Alexandre Miranda Pires dos Anjos (Departamento de Física). É uma empresa incubada pela Ineagro na UFPI, Bio-Startup acelerada pela FAPEPI- SEBRAE.

IMG 160820190522114432

Profa. Me. Adriana Galvão e Prof. Dr. Alexandre Miranda Pires dos Anjos, criadores e sócios da empresa

A empresa já existe há um ano e meio, e durante essa caminhada conseguiu associar-se a UFPI através da Ineagro, ao mesmo tempo passou pelo processo seletivo da FAPEPI com o intuito de trabalhar com a inovação tecnológica no Estado, sendo assim selecionada e consequentemente transformada em uma Bio-Startup.

IMG 159420190522114532

Profa. Me. Adriana Galvão

"O objetivo é diminuir as perdas de alimento na plantação. Na produção mundial de alimentos, cerca de 30% é perdido, seja durante a colheita ou durante o processo de transporte. Nosso objetivo então é aproveitar esses alimentos enquanto estão no canteiro ainda", afirma a Profa. Me. Adriana Galvão (sócia fundadora e desenvolvedora de produtos). É ressaltado ainda que a importância da empresa reside por ser uma tecnologia de baixo impacto ambiental, que trabalha com uma energia limpa.

IMG 160420190522114707

Alimentos orgânicos que a empresa trabalha

O SEBRAE, por estar em parceria com o Canal Cultura, proporcionou à empresa a oportunidade de participar de uma nova série do canal, sendo uma das 20 empresas selecionadas no Brasil, e única no estado do Piauí. A Ecodrytec em seu episódio mostra todo o processo que é realizado pela marca Sabores do Piauí. Os criadores da marca afirmam ainda que a empresa trabalha apenas com alimentos orgânicos, e tem como proposta levar a agroecologia e o conceito de alimentação totalmente saudável.