Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisador da UFPI tem trabalho divulgado em capa de periódico internacional Qualis A1

Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 16h31
O Prof. Dr. Eduardo Costa Girão, docente do Departamento de Física e Coordenador da Pós-Graduação em Física da UFPI, publicou em parceria com a ex-estudante de Mestrado em Física da UFPI, Paloma Vieira da Silva (que hoje é aluna de doutorado na UFC); com o Prof. Antônio Gomes Souza Filho (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC) e o Prof. Vincent Meunier (do Rensselaer Polytechnic Institute, dos EUA), o artigo "Propriedades estruturais e eletrônicas de nanotubos construídos a partir de fulerenos fragmentados" na revista Carbon, periódico internacional que é uma das mais importantes revistas na área de pesquisa em novos materiais (revista Qualis A1 e Fator de Impacto 7.082).

A revista escolheu uma imagem do trabalho realizado por eles para figurar a capa da último número do periódico. O Prof. Dr Eduardo Girão avalia a importância do alcance conquistado pela pesquisa. "Diante desse contexto de cortes no orçamento das universidades federais, na pesquisa e na pós-graduação, acho interessante divulgarmos sobre esta publicação e de seu destaque na capa da revista. Até porque foi um trabalho "made in Piauí", o qual utilizou infraestrutura computacional da UFPI", explica.

capa revista20190521162644
Capa da revista utilizando imagem do trabalho desenvolvido por pesquisador da UFPI

O artigo apresenta uma investigação sobre as propriedades estruturais e eletrônicas de nanotubos achiral por meio de cálculos de primeiros princípios.

Confira aqui o site da revista e acesse aqui o artigo divulgado.