Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisador da UFPI tem trabalho divulgado em capa de periódico internacional Qualis A1
Início do conteúdo da página

Pesquisador da UFPI tem trabalho divulgado em capa de periódico internacional Qualis A1

Imprimir
Última atualização em Terça, 21 de Mai de 2019, 16h31
O Prof. Dr. Eduardo Costa Girão, docente do Departamento de Física e Coordenador da Pós-Graduação em Física da UFPI, publicou em parceria com a ex-estudante de Mestrado em Física da UFPI, Paloma Vieira da Silva (que hoje é aluna de doutorado na UFC); com o Prof. Antônio Gomes Souza Filho (Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC) e o Prof. Vincent Meunier (do Rensselaer Polytechnic Institute, dos EUA), o artigo "Propriedades estruturais e eletrônicas de nanotubos construídos a partir de fulerenos fragmentados" na revista Carbon, periódico internacional que é uma das mais importantes revistas na área de pesquisa em novos materiais (revista Qualis A1 e Fator de Impacto 7.082).
 
A revista escolheu uma imagem do trabalho realizado por eles para figurar a capa da último número do periódico. O Prof. Dr Eduardo Girão avalia a importância do alcance conquistado pela pesquisa. "Diante desse contexto de cortes no orçamento das universidades federais, na pesquisa e na pós-graduação, acho interessante divulgarmos sobre esta publicação e de seu destaque na capa da revista. Até porque foi um trabalho "made in Piauí", o qual utilizou infraestrutura computacional da UFPI", explica.
 
capa revista20190521162644
Capa da revista utilizando imagem do trabalho desenvolvido por pesquisador da UFPI
 
O artigo apresenta uma investigação sobre as propriedades estruturais e eletrônicas de nanotubos achiral por meio de cálculos de primeiros princípios.
 
Confira aqui o site da revista e acesse aqui o artigo divulgado.
 
 
Fim do conteúdo da página