Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI realiza mais uma edição da Semana de Enfermagem
Início do conteúdo da página

UFPI realiza mais uma edição da Semana de Enfermagem

Imprimir
Última atualização em Segunda, 20 de Mai de 2019, 08h48

_DSC0184.JPG

Semana de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí

Na manhã desta sexta-feira (17) foi dada continuação à Semana de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí (UFPI), que tem como tema "Os desafios da Enfermagem para a prática com equidade". O evento é realizado com o apoio do Conselho Regional  de Enfermagem (COREN), da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e do Centro Acadêmico de Enfermagem.

O segundo dia de atividades do evento foi inciado com o credeciamento e a solenidade abertura, com representantes do Departamento de Enfermagem e entidades de classe. Houve também a interpretação de Florence Nightingale em monólogo pela Técnica em Enfermagem Cláudia Souza, que também é atriz.

A solenidade aconteceu no Auditório de Enfermagem, no Centro de Ciências da Sáude e contou com a presença de estudantes do curso de outras instituições. Na cerimônia, a mesa foi composta pela Profa. Dra. Patrícia Gomes, cordenadora do Curso de Enfermagem, Profa. Dra. Grazielle Roberta da Silva, vice-coordenadora do PPGENF-UFPI, Profa. Dra. Tatiana Melo Guimarães, conselheira e coordenadora de eventos do COREN-PI, Profa. Dra. Amélia de Oliveira Carvalho, Profa. Dra. Rosana dos Santos Costa, professora adjunta do Departamento de Enfermagem e a estudante Ângela dos Santos, representante dos discentes.

_DSC0187.JPG

Profa. Dra. Patrícia Gomes

A temática do evento aborda a equidade na prática da profissão como tema central. A Prof.ª Patrícia Gomes comenta sobre a relevância da discussão desse assunto. "Este ano, a Semana Brasileira de Enfermagem trata de um tema extremamente importante, que nos chama a atenção especialmente para repensarmos a nossa prática, o quanto nós somos responsáveis por uma assistência de qualidade, que atenda a todos, e principalmente para o nosso papel dentro da equipe de saúde", afirma.

A coordenadora destaca ainda a participação dos discentes do curso da UFPI no planejamento e realização do evento. Ela ressalta que "é muito gratificante nós iniciarmos este evento principalmente porque foi um evento pensado e realizado pelos nossos alunos. Eles foram os protagonistas nesse processo. O nosso cerimonialista é nosso aluno, os recepicinaistas, todos são alunos do nosso Curso de Enfermagem e isso demonstra o engajamento que eles têm, não só com a aprendizagem mas principalmente com a profissão, de repassarem o melhor em nome da UFPI". 

_DSC0186.JPG

 Profa. Dra. Rosana dos Santos

A Enfermagem requer que sua prática seja bem desenvolvida em termos técnicos, mas também com valor à ética e profissionalismo. Segundo a Profa. Dra. Rosana dos Santos, a Semana de Enfermagem tem o objetivo de fortalecer esse pensamento, para agregar mais valor e qualidade à prática do serviço à saúde. "É um momento de refletirmos no que estamos fazendo enquando profissionais e refletir nos caminhos que vamos tomar para o nosso futuro. É importante a cada dia que nós façamos nossa parte com prudência, dentro da ética, da legislação, e tentar cada vez mais fortalecer nossa prática, com base na união enquanto categoria", explana.

A progamação contou ainda com a palestra ministrada pela Ms.ª Nancy Nay Loiola Batista, com o título "Você sabe o que é equidade?" e com sorteio de brindes ofertados pelo COREN. A Semana de Enfermagem da UFPI teve início dia 16 de maio, com a oferta de quatro minicursos e se encerrará neste sábado (18) às 11h com a ministração de duas palestras.

Confira mais fotos: 

_DSC0169.JPG

 DSC017720190517145732

 DSC020420190517145831

 VIII Semana de Enfermagem do Colégio Técnico de Bom Jesus - CTBJ

semena de enfermagem 120190516095909

Abertura da VIII Semana de Enfermagem do CTBJ

O Colégio Técnico de Bom Jesus, vinculado à Universidade Federal do Piauí (CTBJ-UFPI), iniciou na noite dessa quarta (15), sua VIII Semana de Enfermagem. Dentro do evento, ocorrem palestras, minicursos, mostras cientificas, dentre outras atividades voltadas a alunos e profissionais de Enfermagem da cidade Bom Jesus e região. As atividades da VIII Semana de Enfermagem do CTBJ seguem até esta sexta-feira (17). 

semana de enfermagem 220190516100013

Evento segue até sexta (17)

A Coordenação de Enfermagem e Direção do Colégio Técnico de Bom Jesus destacam que a VIII Semana da Enfermagem tem como tema central "Enfermagem e educação em saúde: interface entre o conhecimento e o cuidado". O evento tem o objetivo de proporcionar aos profissionais e estudantes atualização técnico-científica com temas de interesses na área de pesquisa, educação e assistência, além da reflexão sobre os cuidados de enfermagem prestados.

Confira mais fotos:

semana de enfermagem 320190516100122

semana de enfermagem 420190516100227

HU-UFPI realiza sétima edição da Semana de Enfermagem

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou na manhã dessa terça (14), sua 7ª Semana de Enfermagem. Dentro do evento, ocorre a 4ª Mostra Científica de Experiências Exitosas em Enfermagem do HU-UFPI. As atividades no HU-UFPI seguem até o próximo sábado (18), com conferências, minicursos, talk shows e apresentações.

  WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.06.jpeg

HU realiza a VII Semana de Enfermagem

Na solenidade de abertura, em momento de grande emoção da plateia, a Técnica em Enfermagem Cláudia Souza, que também é atriz, interpretou Florence Nightingale, em monólogo escrito e dirigido pela profissional do HU-UFPI. “Ah minha lamparina, companheira de tantas noites. Trazia comigo a luz da esperança. Iluminava os olhos daqueles que estavam a sofrer de todos os possíveis males”, diz trecho da encenação.  A britânica, que ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada” foi a precursora da profissão, no século 19.

20190514_100745.jpg

 Cláudia Souza, Técnica em Enfermagem e atriz, interpreta Florence Nightingale

Antes da apresentação teatral, a chefe da Divisão de Enfermagem, Jéssica Costa, lembrou de lutas históricas da categoria. “É fundamental reconhecer o quanto avançamos até aqui, da mesma forma que é preciso nos apropriar de nossas funções para que esta luta se torne justa”, disse.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.09.jpeg

Jéssica Costa, Chefe da Divisão de Enfermagem do HU

Em seguida, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, enfatizou o desempenho e postura da equipe do HU. “Valorizamos não só a parte técnica, mas também a gestão do cuidado, o trabalho em equipe”, frisou.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.13.jpeg

José Miguel Parente, superintendente do HU

Em seguida, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, completou ressaltando a qualidade do trabalho desenvolvido pelo hospital. “Este hospital é modelo e grande parte dos responsáveis por isso são os profissionais de Eenfermagem”, afirma. Compuseram a mesa também, a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Zélia Madeira; e Elizangela Varonil, enfermeira do HU-UFPI e membro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.15.jpeg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Organizada pela Divisão de Enfermagem e pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital, a atividade se insere na 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEm), de 12 a 20 de maio, sob o tema “Os Desafios da Enfermagem para a Prática com Equidade”.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é promover, em parceria com as universidades, o ensino, a pesquisa e a extensão nas unidades filiadas, além de aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

XX Semana de Enfermagem: uma voz para liderar - I Jornada de Enfermagem CTF-UFPI

5f84bcf3 b233 4cd1 a925 904c7b3db40520190506205453

A Coordenação de Enfermagem do Colégio Técnico de Floriano realizou a XX Semana de Enfermagem e I Jornada de Enfermagem do Colégio Técnico de Enfermagem vinculada a Universidade Federal do Piauí, Campus Amilcar Ferreira Sobral (CTF/CAFS/UFPI) com o tema "Uma voz para liderar".

O evento ocorreu no período de 14 a 17 de maio de 2019 no Auditório "Francisco Carlos da Silva" (Chicão) do Colégio Técnico de Floriano da Universidade Federal do Piauí (CTF/UFPI).

Propiciando momentos de reflexão, de colaboração e discussão para o fortalecimento da Equipe de Enfermagem nas suas dimensões ética, moral, estética e humanística.

O Evento conta com a presença da Presidente do Conselho de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), Dra. Tatiana Maria Melo Guimarães, realizando a Conferência de abertura: “ENFERMAGEM: UMA VOZ PARA LIDERAR”.

 

Fim do conteúdo da página