Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Convite: palestra “Estado, Sociedade e vida cotidiana no Mundo Islâmico” com o professor egípcio Mohamed Arafa

Última atualização em Quinta, 16 de Mai de 2019, 11h04

SOCIOTEMATICA MAIO II20190516110206

O Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal do Piauí receberá a visita do acadêmico egípcio Mohamed Arafa, professor da Universidade de Indiana (Estados Unidos) e da Universidade da Alexandria (Egito), o qual proferirá a palestra “Estado, Sociedade e vida cotidiana no Mundo Islâmico”, no Miniauditório da Pós-Graduação do CCHL, na terça-feira, dia 28 de maio de 2019, às 14h.

O professor Arafa possui doutorado em Direito (SJD) pela Indiana University; e mestrado (LLM) pela University of Connecticut. Especializado em Direito Islâmico e profundo conhecedor das questões afeitas ao mundo árabe e ao Oriente Médio, Mohamed Arafa, além de suas atividades docentes regulares nos Estados Unidos e no Egito, ministra, como visitante acadêmico, conferências e cursos em vários países europeus (Holanda, França, Itália, etc.) e no Brasil. Seu trabalho acadêmico aborda temas como Direito Islâmico, Islamofobia, Primavera Árabe e Direitos Humanos na Lei Islâmica, incluindo direitos de minorias, tais como gênero e LGBT.

São em geral questões polêmicas, pois desafiam o senso comum estabelecido - sobretudo pela caricatura midiática - sobre o que seja a cultura árabe e o islamismo. O professor Arafa ensina, por exemplo, que a Sharia é um sistema de normas jurídicas completo e complexo, comparável à Common Law e à Civil Law. Contém assim prescrições para todos os ramos do direito - tais como contratos, família, sucessões, direito criminal, filiação, direito bancário, direito administrativo, etc. -, e não apenas normas de caráter religioso. Além disso, com Arafa, temos a visão de que, embora seja um direito cujas origens remontam ao século VII - logo, anterior ao Iluminismo e à ideia ocidental de Direitos Humanos -, este já continha (na linguagem da época, naturalmente) prescrições relativas à dignidade do homem, dentre outras, que hoje seriam interpretadas como direitos humanos primitivos ou antecedentes dos direitos humanos.

Mesmo assim, raramente chega aos brasileiros mais do que uma caricatura muito distorcida desta rica cultura que é a islâmica; e, ainda, normalmente associada a uma visão pejorativa e incompleta do jihad como ligado ao terrorismo internacional. Veremos, com o professor Arafa, que existem várias correntes de interpretação da Lei Islâmica, algumas mais extremadas e outras mais modernas e moderadas; algumas mais envoltas em dogmas irracionais e em visões distorcidas da Lei e outras mais sistemáticas e acadêmicas, logo, mais convergentes com as ideias ocidentais de Estado Moderno e direitos humanos. Não obstante, a abordagem islâmica dos direitos humanos não pode corresponder de forma absoluta à sua versão universalista, de matriz francesa e, de forma mais geral, Ocidental. Trata-se, pois, de uma - dentre outras - das visões “relativistas” dos direitos humanos, às quais cumpre conhecer e compreender, em sua alteridade, sem julgar, se queremos realmente construir uma sociedade democrática, multicultural e livre de preconceitos.

O itinerário de atividades do professor Arafa no Piauí inclui ainda o lançamento do livro “The New Human Rights Agenda: loud voices from the global periphery”, obra coletiva internacional, co-organizada pelos professores Gabriel Eidelwein Silveira (PPGS/UFPI) e Paulo José Libardoni (UFSM), consolidando 7 anos de colaboração e intercâmbio acadêmico e reunindo 11 autores de 6 países. Os eventos integram as atividades da linha de pesquisa do PPGS/UFPI “Estado e Sociedade: trabalho, educação, atores políticos e desigualdades sociais” e contam com o apoio da ADUFPI.

Inscrições através do fomulário online: https://forms.gle/Cg9nz7WLKYtEFv3WA