Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > HU-UFPI realiza sétima edição da Semana de Enfermagem

HU-UFPI realiza sétima edição da Semana de Enfermagem

Última atualização em Sexta, 17 de Mai de 2019, 11h52

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), filiado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), iniciou na manhã dessa terça (14), sua 7ª Semana de Enfermagem. Dentro do evento, ocorre a 4ª Mostra Científica de Experiências Exitosas em Enfermagem do HU-UFPI. As atividades no HU-UFPI seguem até o próximo sábado (18), com conferências, minicursos, talk shows e apresentações.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.06.jpeg

HU realiza a VII Semana de Enfermagem

Na solenidade de abertura, em momento de grande emoção da plateia, a Técnica em Enfermagem Cláudia Souza, que também é atriz, interpretou Florence Nightingale, em monólogo escrito e dirigido pela profissional do HU-UFPI. “Ah minha lamparina, companheira de tantas noites. Trazia comigo a luz da esperança. Iluminava os olhos daqueles que estavam a sofrer de todos os possíveis males”, diz trecho da encenação.  A britânica, que ficou conhecida como a “Dama da Lâmpada” foi a precursora da profissão, no século 19.

20190514_100745.jpg

Cláudia Souza, Técnica em Enfermagem e atriz, interpreta Florence Nightingale

Antes da apresentação teatral, a chefe da Divisão de Enfermagem, Jéssica Costa, lembrou de lutas históricas da categoria. “É fundamental reconhecer o quanto avançamos até aqui, da mesma forma que é preciso nos apropriar de nossas funções para que esta luta se torne justa”, disse.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.09.jpeg

Jéssica Costa, Chefe da Divisão de Enfermagem do HU

Em seguida, o superintendente do HU-UFPI, José Miguel Parente, enfatizou o desempenho e postura da equipe do HU. “Valorizamos não só a parte técnica, mas também a gestão do cuidado, o trabalho em equipe”, frisou.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.13.jpeg

José Miguel Parente, superintendente do HU

Em seguida, o Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, completou ressaltando a qualidade do trabalho desenvolvido pelo hospital. “Este hospital é modelo e grande parte dos responsáveis por isso são os profissionais de Eenfermagem”, afirma. Compuseram a mesa também, a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Zélia Madeira; e Elizangela Varonil, enfermeira do HU-UFPI e membro do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí.

WhatsApp Image 2019-05-14 at 12.30.15.jpeg

Reitor da UFPI, Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes

Organizada pela Divisão de Enfermagem e pelo Setor de Gestão da Pesquisa e Inovação Tecnológica do Hospital, a atividade se insere na 80ª Semana Brasileira de Enfermagem, promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEm), de 12 a 20 de maio, sob o tema “Os Desafios da Enfermagem para a Prática com Equidade”.

Sobre a Ebserh

Desde abril de 2013, o HU-UFPI é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é promover, em parceria com as universidades, o ensino, a pesquisa e a extensão nas unidades filiadas, além de aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS.

A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.