Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes de Pedagogia realizam oficina de motricidade fina e global

Estudantes de Pedagogia realizam oficina de motricidade fina e global

Última atualização em Quarta, 08 de Mai de 2019, 08h45

120190508084152

Os estudantes do 4º período do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) estiveram no Departamento de Educação Física do CCS/UFPI realizando uma oficina de motricidade fina e global, na manhã de segunda-feira (6). A atividade fez parte do seminário apresentado na disciplina Motricidade e Escola, ministrada pela Professora Dionis Machado. “Tanto a motricidade fina quanto a global são necessárias a inúmeras atividades do indivíduo ao longo de sua vida. Particularmente, a motricidade fina se mostra essencial em determinadas profissões como a de cirurgiões e dentistas”, destaca a professora Dionis Machado.

A professora explica que a motricidade fina engloba especialmente o movimento delicado e preciso das mãos, enquanto que a motricidade global contempla o movimento que exige a participação de grandes grupos musculares. Estes dois tipos de motricidade são amplamente desenvolvidos na pré-escola e em nenhum outro momento o ser humano está tão disponível e motivado para aprendê-los.

O desenvolvimento da motricidade fina ocorre por meio de atividades que exijam os movimentos das mãos, como separar grãos, rasgar papel para fazer bolinhas e colagem com os mesmos, recortar etc. Já a motricidade global pode ser desenvolvida por atividades que exijam a participação do corpo todo, como brincar de amarelinha, pular corda e saltar sobre pontos determinados no solo.

720190508084252

Os estudantes confeccionaram um cartão para o Dia das Mães

Natalya Fortes, estudante do curso de Pedagogia, citou que, em geral, o desenvolvimento da motricidade fina e global não requer materiais de custos elevados. “Pode-se trabalhar com sucatas e ainda aproveitar para confeccionar lembranças para as datas comemorativas ao longo do ano”, informa.

Durante a oficina, os estudantes confeccionaram um cartão para o Dia das Mães usando materiais como EVA, cola, hidrocor e fio de lã. “Foi uma oportunidade de treinar nossas habilidades motoras e nos preparar para trabalhar estes conceitos na educação infantil”, disse o estudante Wedson Alves.