Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Primeira Minifranquia da Cadeia Produtiva do Babaçu será inaugurada na sexta (26)
Início do conteúdo da página

Primeira Minifranquia da Cadeia Produtiva do Babaçu será inaugurada na sexta (26)

Imprimir
Última atualização em Quinta, 25 de Abril de 2019, 15h27

A primeira Minifranquia Social da Cadeia Produtiva do Coco Babaçu será inaugurada nesta sexta-feira (26), às 9h, na Fazenda da Paz. A iniciativa é financiada por emenda parlamentar da então senadora e atual vice-governadora do Piauí, Regina Sousa. O Projeto Babcoall foi idealizado em 2016 pelo professor Tiago Patrício, e será desenvolvido na Unidade Feminina da Fazenda da Paz - Maria Madalena, em Teresina.

Interior do coco babaçu

As pesquisas com o coco babaçu aconteceram no período de 2008 a 2013, por meio do Projeto Geração de Novas Tecnologias (GERATEC), conduzido por pesquisadores da UFPI, UESPI e IFPI. "O projeto foi inspirado na Cadeia do mel, da região de Picos, e também na cadeia da Castanha do Brasil, nos estados do Amazonas e Pará. Quanto ao nome escolhemos a influência da língua alemã para chamar a atenção da população piauiense. O nosso objetivo é aproveitar ao máximo os recursos do coco babaçu, como também trabalhar a relação entre famílias rurais e indústria", comenta o coordenador, Prof. Tiago Patrício.

Relação de produtos na Nova Cadeia Produtiva

Para a vice-governadora, o projeto vai disseminar a ideia de que é rentável e viável o aproveitamento do babaçu, pois vai industrializar para agregar valor. “Fui quebradeira de coco. A gente passa o dia inteiro quebrando e no final da tarde não tem renda, porque é muito barato o quilo do babaçu quebrado in natura”, comentou Regina Sousa. Esse projeto foi desenvolvido pelo GEAPI, um grupo da Eng. de Produção.

Projeto Babcoäll e INEAGRO

O Projeto Babcoäll que nasceu das pesquisas do GERATEC está em prática desde 2014. O órgão conta com cinco estagiários que auxiliam no desenvolvimento das atividades. Ente eles o estudante de Farmácia da UFPI, Thiago Ferreira: "É satisfatório poder trabalhar com um produto que tem a cara do Piauí. Aqui em desenvolvo a parte gráfica, e auxilio no design da marca e na confecção dos rótulos", pontuou.

A INEAGRO da UFPI é a única incubadora de empresas. Ela atua como uma ponte entre as pesquisas desenvolvidas na academia e o mercado, como objetivo de colocar em prática os estudos promovidos dentro da Universidade

A INEAGRO também abriga outros projetos, como o cultivagro, fitofit e oráculo.

Fim do conteúdo da página