Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Inscrições abertas para o Seminário “Reflexões Acerca da Aquisição da Linguagem e Educação Bilíngue para Surdos”

Última atualização em Quinta, 28 de Março de 2019, 11h31

seminario linguagem bilingue20190328091917

Com a chegada dos alunos surdos à sala de aula, por força do Decreto Nº 5626, de 22 de dezembro de 2005, da Declaração de Salamanca, do Plano Nacional de Educação 2014-2024, dentre outras legislações, cresce a necessidade de refletir sobre o processo de aquisição da linguagem por crianças surdas, o ensino bilíngue e suas implicações para a aquisição da primeira (L1) e segunda (L2).

A proposta de educação bilíngue, atualmente a mais defendida pela comunidade surda e pelos pesquisadores, carece de atenção e debate. Nesse contexto, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC), do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), do Grupo de Estudos ProLetras-UFPI, do Núcleo de Pesquisa e Ensino do Português (NUPEP) e do Programa de Pós-Graduação em Letras, promove o Seminário “Reflexões Acerca da Aquisição da Linguagem e Educação Bilíngue para Surdos”, que ocorre no dia 26 de abril de 2019, no Auditório Noé Mendes (CCHL/UFPI), com o objetivo de socializar estudos difundidos na área e promover espaços de reflexões sobre linguagem, ensino e surdez.

O evento contribuirá para a formação extensionista da comunidade acadêmica da UFPI e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí- IFPI (parceiro do evento), bem como proporcionará a formação continuada de professores interessados, de modo a favorecer a pesquisa e o debate por meio dos estudos de Tanya Felipe (INES), uma das principais referências nos estudos linguísticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), da apresentação da pesquisa, intitulada “Estratégias de Leitura do Aluno Surdo”, desenvolvida no PPGEL-UFPI pelas professoras: Dr. Maria Angélica F. de Carvalho (UFPI), Esp. Érika Lourrane Leôncio (UFPI-IFPI) e Esp. Célia de Freitas (UFPI-IFPI).

Conheça mais sobre a professora convidada: Tanya Amara Felipe de Souza

profa tania felipe20190328091125

Possui graduação em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco (1977), Especialização em Língua Portuguesa pela Universidade Católica de Pernambuco (1979), Especialização em Literatura pela Universidade Católica de Pernambuco (1981), Mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1987), estágio - doutorado sanduíche - pela University of Rochester (1993 -1994) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Atualmente é Prof. Adj. do INES-DESU, atuando como pesquisadora, professora e consultora para Instituições de Ensino e de tecnologia. desenvolve pesquisa na área de Linguística, principalmente nas seguintes subáreas: Metodologia para ensino-aprendizagem da língua brasileira de sinais - Libras; Teoria linguística - gramática da Libras; Lexicografia - Dicionário da Libras online; Linguística computacional - tradução automática e produção de avatar: Português-Libras e, na área de Educação, Políticas para educação de surdos e Educação Bilíngue para Surdos.

Informações sobre a programação completa e a inscrição podem ser obtidas na página do evento. Acesse aqui