Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI participa da 10ª edição da Conferência Nacional de Energia Solar (SolarInvest)

Última atualização em Quarta, 27 de Março de 2019, 11h00

Nessa terça-feira, 26, a Universidade Federal do Piauí, representada pela Vice-Reitora, Profa. Dra. Nadir do Nascimento Nogueira, participou da 10ª edição da Conferência Nacional de Energia Solar (SolarInvest), que aconteceu no auditório do SEBRAE e tem como objetivo buscar o aprimoramento da regulamentação para o desenvolvimento da geração de energia por fonte solar no Brasil.

WhatsApp Image 2019 03 27 at 10.29.0720190327103349Auditório do Sebrae durante 10º edição da Conferência Nacional de Energia Solar

Na ocasião, a Vice-Reitora relembrou o Desafio da Sustentabilidade, do qual a UFPI participou em 2015, uma proposta encabeçada pelo Ministério da Educação (MEC) em que Instituições Federais de Ensino poderiam concorrer à 9 premiações para ideias referentes à sustentabilidade de água e energia. Dos 9 prêmios oferecidos, a Universidade Federal do Piauí recebeu todos. “Por conta desse prêmio de 3 milhões de reais que nós recebemos, a Universidade investiu em um laboratório de Eficiência Energética. Com as 114 placas solares que instalamos, estamos contribuindo com trinta por cento da energia consumida pelo Centro de Tecnologia do Campus Ministro Petrônio Portella. Até o final do ano de 2019 serão 364 placas instaladas”, apontou.

WhatsApp Image 2019-03-27 at 10.29.50.jpegVice-Reitora, Profa. Dra. Nadir Nogueira, durante seu discurso na10ª SolarInvest

O evento tem o apoio de instituições como Governo Federal, Governo do Estado, Sebrae, Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (Cerne), o do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Energia Solar (GIPES), da UFPI, entre outras.

18012019 MG 993520190327101003Representantes das instituições participantes da 10ª SolarInvest

“A UFPI contribui na Conferência Nacional, por atualmente se encontrar em um ambiente de discussão com relação à energia sustentável no país e por sua responsabilidade na formação dos futuros profissionais que trabalharão nessa área”, concluiu a Vice-Reitora.

MARCOSLIRA20190327105151Diretor técnico-científico da FAPEPI, Albemarc Moura; Vice-Reitora da UFPI; Diretor do Cerne, Olavo Oliveira; e Marco Lira, membro do GIPES