Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores de Matemática do Ensino Médio participam de curso na UFPI

Professores de Matemática do Ensino Médio participam de curso na UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece aos alunos e professores de Matemática o curso de Aperfeiçoamento para o Ensino Médio, via vídeo conferência.  As aulas acontecem até esta sexta-feira (27), no auditório do Centro de Ciências da Natureza (CCN) - Professor Afonso Sena, campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina.

Para o coordenador do projeto, Gilvan Lima de Oliveira, o programa tem como objetivo oferecer treinamento e qualificação gratuita. "O curso ajuda os professores e alunos no fortalecimento do ensino da matemática nas salas de aulas. Além de ensinar novas metodologias para abordar a disciplina", explicou.

O programa é desenvolvido na UFPI desde 2003, nos meses de janeiro e julho. As aulas são transmitidas via internet pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) para as instituições participantes em todo o país, utilizando a infraestrutura da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). Os alunos podem tirar suas dúvidas enviando perguntas através do chat.

Professor João Carlos Sousa da UFPI,  estudante Layde Daiane Lima Costa e os professores Gilvan Lima e Mario Gomes dos Santos.

A estudante do 7ª período de Licenciatura em Matemática, Layde Daiane Lima Costa, está participando do curso. "Nós recebemos material didático que nos auxilia na resolução dos exercícios. O feedback com os professores é muito produtivo", disse.

O programa conta com apoio do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Matemática - INCTMat, da Financiadora de Estudos e Projetos e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro.

Na UFPI, o projeto é desenvolvida pelo Departamento de Matemática, sob a coordenação dos professores João Xavier da Cruz Neto e Gilvan Lima de Oliveira. O Curso tem como metas: a melhoria do ensino de Matemática no nível médio; ênfase no fortalecimento do conteúdo matemático para os professores participantes bem como contextualização dos conteúdos abordados, enfocando novas metodologias através de situações problemas.