Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Docente do Programa de Pós-Graduação em Antropologia é convidado a integrar a diretoria da Associação Brasileira de Antropologia

O Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento, do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí, foi convidado pela diretoria da ABA – Associação Brasileira de Antropologia - Gestão 2019/2020, para fazer parte da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, durante a Gestão 2019/2020. Integram esta comissão, além do professor Raimundo Nonato, outros quatro professores de diferentes instituições de ensino.

Prof. Dr. Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento

Possui graduação (licenciatura) em História pela Universidade Federal de Roraima (2002), Licenciatura em Ciências Sociais pela Ulbra, 2017, Especialização em Gestão Para o Etnodesenvolvimento pela Universidade Federal de Roraima (2004). Mestrado em Antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2009), sob a orientação da Professora Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza, quando refletiu sobre a diversidade cultural no ambiente educacional - a Escola. Doutorado em antropologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). orientado pela professora Vânia Rocha Fialho de Paiva e Souza, com a realização estágio sanduíche na Universidade Veracruzana, México, sob a supervisão do professor Gunther Dietz desenvolvendo estudos sobre Interculturalidade e educação indígena. Atualmente é Professor Adjunto I, do Centro de Ciências Humanas e Letras, Departamento de Ciências Sociais da UFPI. Tem experiência na área de História e Antropologia, com ênfase em História regional e indígena, Educação intercultural, Educação Indígena, Educação Escolar Indígena e Educação a distancia EAD. Neste último ano, vem refletindo também sobre Cultura Popular, Religiosidade e Mapeamento Social de populações vulneráveis. Área de atuação está relacionada principalmente nos debates relacionados a questão da Diversidade (cultural, social, étnica, de gênero) no ambiente educativo, e tem interesse nas temáticas relacionadas a Religiosidade Popular, Rituais e Simbolismo.

Associação Brasileira de Antropologia - ABA

A Associação Brasileira de Antropologia é a mais antiga das associações científicas existentes no país na área das ciências sociais, ocupando hoje um papel de destaque na condução de questões relacionadas às políticas públicas referentes à educação, à ação social e à defesa dos direitos humanos. No decorrer de sua história, ela tem sido voz atuante em defesa das minorias étnicas, dos discriminados e posicionando-se consistentemente contra a injustiça social. Sem ter uma linha político-partidária, sua voz inquieta a todos os que não respeitam os direitos humanos. Seu código de ética exige respeito às populações estudadas e obriga o pesquisador a deixar claros seus objetivos para os grupos e populações que sejam objeto de suas análises.

Coordenador: Guillermo Vega Sanabria (UFV)

Suzana Cavalheiro de Jesus (UNIPAMPA)

Marko Synésio Alves Monteiro (UNICAMP)

Raimundo Nonato Ferreira do Nascimento (UFPI)