Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Aula inaugural do Doutorado em Ciência da Computação em Associação UFPI e UFMA

Aula inaugural do Doutorado em Ciência da Computação em Associação UFPI e UFMA

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) realiza a aula inaugural do Doutorado em Ciência da Computação em Associação UFPI e UFMA (Universidade Federal do Maranhão), proferida pelo Prof. Virgilio Augusto Fernandes Almeida (UFMG). A palestra "Impacto socioeconômico da computação: Desafios e oportunidades” acontece no dia 19 de março de 2019, às 9h, no Auditório Afonso Sena CCN/UFPI.

Conheça mais sobre o palestrante:

Prof. Virgilio Almeida possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1973), mestrado em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em Ciência da Computação - Vanderbilt University (1987). É membro da Academia Brasileira de Ciências, Academia Nacional de Engenharia e Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais. É também membro da Academy of Science for the Developing World(TWAS). Seus interesses de pesquisa concentram-se em vários aspectos de Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas distribuidos em larga escala e suas propriedades, internet, caracterização de tráfego e cargas de trabalho, medição, modelagem analítica de performance e planejamento de capacidade de infraestruturas de processamento de informação. Em 2006, recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico, na classe de comendador e em 2010 a Ordem Nacional do Mérito Científico na Classe Grão-Mestre. Em 2012, recebeu a Medalha de Honra da Inconfidência, do governo de Minas Gerais. Em 2018, foi agraciado com a Grande Medalha da Inconfidência do governo de Minas Gerais. Em 2014, recebeu o Prêmio do Mérito Científico da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). É Bolsista de Produtividade, 1A. É também Faculty Associate with the Berkman Klein Center for Internet and Society na Universidade de Harvard (2016-2018).