Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Ópera abre a II Semana Pedagógica Musical da UFPI

Ópera abre a II Semana Pedagógica Musical da UFPI

O Curso de Licenciatura em Música, do Departamento de Música e Artes Visuais, iniciou a II Semana Pedagógica Musical da Universidade Federal do Piauí (UFPI) com a apresentação da ópera "A Vingança da Cigana". A abertura aconteceu na noite desta segunda-feira (08), às 20h, no Cine Teatro da UFPI.

A encenação prestou homenagem à história da ópera em língua portuguesa e antecipa a intenção da Semana Pedagógica Musical de valorizar a cultura, especiamente nacional e local. O professor e maestro Cássio Martins, idealizador do evento, acentuou a importância da Semana Musical na promoção de uma troca de experiências didático-pedagógicas entre professores de renome nacional e como forma de intercambiar e incentivar os estudantes a praticarem atividades extraclasses. "Ocorre a troca de conhecimento e de partituras, e os estudantes têm a oportunidade de vivenciar conteúdos que eles não contemplam dentro da sua graduação", afirma.

Professor e maestro Cássio Martins realiza a abertura da II Semana Pedagógica Musical

Para Lucas Coimbra, estudante de Música da UFPI e ator da ópera "A Vingança da Cigana", a Semana Musical vai além de um trabalho acadêmico, "pois conseguiu lhe proporcionar uma experiência artística única." O estudante de Música e integrante da orquestra, David Carvalho, participar da Semana Musical tem sido uma grande oportunidade.

A II Semana Pedagógica Musical acontece entre os dias 08 e 12 de abril e é marcada pela realização de oficinas, máster-classes, cursos, palestras, concertos e recitais para alunos e professores do curso de Música. Na quarta-feira (10), deve se apresentar o "Grupo Experiments", formado por estudantes da UFPI, e uma cantora lírica do México protagoniza o recital a ser apresentado na quinta-feira (11). O evento deve ser encerrado na sexta-feira (12) com um concerto do maestro Emílio de César, carioca de renome internacional.

Apresentação da ópera "A Vingança da Cigana" marca a abertura do evento