UFPI recebe I Fórum da Regional Nordeste de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

FORPLAD2019-14.jpg

A administração e o planejamento se consolidam como bases essenciais para o funcionamento de qualquer instituição.  Nas Instituições de Ensino Superior (IFS) não poderia ser diferente. Assim, pensando as demandas, necessidades e administrabilidade dos recursos das IFS do Brasil é realizado anualmente o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das IFS (Forplad), sendo 4 encontros nacionais e 2 na região Nordeste. Na manhã de hoje (19), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) recebeu o primeiro encontro da região Nordeste, seguindo com a programação de atividades até sexta-feira (22).

Neste encontro, pró-reitores definem uma agenda de ações conjuntas, onde o centro de discussões abordado no Forplad na UFPI está em torno de compras da região Nordeste tendo como objetivo elaborar uma agenda de aperfeiçoamento para recursos principalmente em licitações.

Franklin Matos, Coordenador do Forplad Nordeste, explica sobre esta lógica de deliberação conjunta. “Os encontros de compras, prioritariamente, são realizados no início do ano para dedicar um espaço, para que os gestores planejem, de forma que as compras que forem realizadas no decorrer do ano possam ser feitas em conjunto em todas as universidades no Nordeste".

O Coordenador expõe que o segundo encontro do Nordeste irá acontecer em outubro, e terá como discussão patrimônio de almoxarifado. O local e a data serão deliberados na UFPI nos próximos dias.

FORPLAD2019 420190219104708

Franklin Matos, Assistente em Administração da Universdiade Federal de Sergipe (UFS) e atual Coordenador do Forplad Nordeste

O Fórum conta com uma programação e palestrantes articulados dentro das áreas de Administração e Planejamento; Licitações Públicas Federais, tema conduzido pelo advogado da União, Ronny Charles.

Hoje, a abertura realizada pelo Dr. Márcio Motta, Diretor de Centralização de Padronização de Contratações do Tribunal de Contas da União (TCU), abordou o tema de estudos preliminares nas contratações públicas.

“É uma etapa indispensável para o processo de planejamento para licitações e também como instrumento de medir resultados. Os estudos preliminares nas contratações públicas são mecanismos para assegurar a eficiência e a qualidade da prestação de serviço. Para quem realizada contração pública como aqui na universidade é fundamental conhecer bem estes instrumentos”, explana Motta.

FORPLAD20192-2.jpg

Palestrante do evento, Dr. Márcio Motta, Diretor de Centralização de Padronização de Contratações do  (TCU) 

Lucas Lopes Araújo, Pró-Reitor de Administração da UFPI, comenta sobre a nova proposta do encontro de pró-reitores nas áreas de Administração e Planejamento. “Reunir gestores de uma área para conversar sobre a estrutura, como está se comportando o cenário atual, discutir esses aspectos e informações para no fim do evento traçar metas e planos para o desenvolvimento das IFS do Nordeste é fundamental para o funcionamento da instituição”. 

FORPLAD2019-9.jpg

Pró-Reitor de Administração da UFPI, Lucas Lopes Araújo

Egresso do Forplad durante o período de 2008 a 2012, o Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, parabenizou os colaboradores dos setores de Administração e Planejamento da universidade e externou boas vindas a todos os participantes do Fórum com alegria. “Parabenizo a todos que compõem a Administração e Planejamento da UFPI. É muito importante e necessário uma boa base destes setores para o funcionamento da universidade. Sou egresso deste fórum e dou boa vindas a todos e todas a nossa universidade”.

FORPLAD2019-8.jpg

Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, Reitor da UFPI

Confira a matéria na WEBTV

Captura de Tela 2019-02-19 às 14.41.22.png