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Cursos de Educação Aberta e a Distância da UFPI recebem nota acima de 4 em avaliação do MEC

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Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Os Cursos de Letras-Inglês, Letras-Português, Geografia e História do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), recebem nota acima de 4.0 na avaliação feita pelo Ministério da Educação (MEC) e Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). A partir de esforços por parte de docentes, tutores, discentes e coordenação, ter quatro cursos com nota acima de 4.0 no primeiro processo avaliativo mostra o resultado positivo dos trabalhos desenvolvidos.

Os professores avaliadores passaram dois dias no CEAD, analisando a estrutura, os aspectos didáticos pedagógicos, os diários e os planos de cada disciplina ministrada, o Núcleo Docente Estruturante (NDA). Também verificaram o relatório feito pelos alunos e tutores, assim como o trabalho da Coordenação de modo geral.

O Prof. Dr. José Arimateia Dantas Lopes, Reitor da UFPI, reconhece e parabeniza o esforço e competência de todos os envolvidos com o CEAD. "Esse resultado que nós obtivemos na avaliação dos cursos é excelente. As notas superiores a 4, mostra que estamos oferecendo um ensino a distância de qualidade, similar a dos cursos presenciais. A qualidade de um curso não depende da modalidade em que ele é oferecido, mas sim, da competência, do comprometimento de todos que o fazem. Quero parabenizar a todos que fazem os cursos do CEAD."

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Segundo o Prof. Dr. Gildásio Guedes, diretor do CEAD, o desempenho traz reflexos positivos. “As notas foram mais que satisfatórias. Além de tornar a instituição reconhecida em todo o Brasil, também deu visibilidade às comunidades onde os cursos estão inseridos no interior do Piauí. Temos como exemplo Oeiras, que já tem implantado o PIBID que agrega conhecimento ao ensino básico da cidade”, acentua.

 

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 Prof. Dr. Gildásio Guedes, diretor do CEAD

O Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento, Coordenador do curso de História EAD, conta que a nota dada ao curso foi 4.21, e que ela é reflexo de um trabalho coletivo e harmonioso. “O resultado, tanto para a coordenação do curso como para os alunos, que terão o curso reconhecido, é extremamente favorável porque explicita e reflete nosso empenho”, explica.

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Prof. Dr. Francisco de Assis Nascimento, Coordenador do curso de História EAD

Para a Profa. Dra. Lívia Nery, o curso de Letras-Inglês receber o conceito 4 coloca o trabalho realizado no Nordeste no mesmo patamar com outras instituições, tanto na modalidade presencial como na modalidade a distância. E frisa que agora é preciso mais atenção à infraestrutura para conseguir o conceito máximo (nota 5). “Se a infraestrutura tivesse sido maior, talvez, o primeiro curso do Brasil em educação a distância, com nota 5, poderia ter sido algum dos nossos. A minha avaliação dos nossos cursos aqui é muito boa, estamos em um patamar altíssimo”, enfatiza.

O curso de Licenciatura em Letras/Português obtive o conceito 4. A Profª Juliana Paz, coordenadora do curso na modalidade EAD, destaca a importância da avaliação. “A visita do MEC foi muito criteriosa e produtiva, porque pudemos expor todo nosso arcabouço. Tivemos muitos elogios com relação à organização didático-pedagógica, e obtivemos conceito 4,32 nesse quesito. Na questão da infraestrutura, que é um dos pontos que precisa ser melhorado, conseguimos 4,11. No geral ganhamos a nota 4, que é muito boa e comprova que o ensino a distância é eficaz e que a tendência é crescer mais”, ressalta Juliana.

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Profª Juliana Paz, coordenadora do curso de Licenciatura em Letras/Português EAD

O Prof. Dr. Francisco Nascimento segue explicando que a avaliação dos alunos em relação aos trabalhos desenvolvidos pelos tutores é satisfatória. “Durante o período de observação eles pontuaram estarem contentes com os trabalhos dos tutores. Os tutores a distância desenvolvem atividades na plataforma e, além disso, temos tutores presenciais que dão assistência aos alunos nos próprios polos”, pontua.

Ao todo são 15 cursos ofertados, com polos em mais de 40 municípios, por isso foi necessário que cerca de 20 alunos se deslocassem à Teresina para participar efetivamente do processo. Agora, já pensam em se reunir com o CTA, Colegiado e corpo docente para analisar os pontos que precisam ser repensados e fortalecidos, para terem melhores resultados no próximo quadrienal.

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Docentes em reunião após avaliação do MEC e INEP

O Prof. Dr. Gildásio Guedes fala sobre as expectativas e os cursos que serão analisados na avaliação avaliação. “Para a próxima avaliação estão sendo preparados os cursos de Ciências da Natureza e Ciências da Computação. A expectativa é de superação, para que venham títulos não só para o ensino a distância da UFPI, mas sim, para a Educação Brasileira”, finaliza.

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Professores reunidos no prédio do CEAD

Para mais informações sobre o CEAD, acesse a página.

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