Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI cumpre metas estipuladas pelo Reuni

UFPI cumpre metas estipuladas pelo Reuni

Após alcançar expressivos resultados no que se refere ao aumento do número de cursos de graduação, bem como em relação ao fortalecimento da infra-estrutura da instituição, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) acaba de receber o reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) pelo êxito dos objetivos propostos pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Segundo Luis Claudio Costa, secretário de Educação Superior do Ministério da Educação, a UFPI obteve relevantes resultados no âmbito acadêmico, destacando a atuação da gestão superior da UFPI que culminou com o integral cumprimento do Acordo de Metas.

Dentre outras tarefas, o plano proposto pelo MEC previa a elevação gradual da taxa de conclusão média dos cursos de graduação presenciais para 90% e da relação de alunos de graduação em cursos presenciais por professores para 18, ao final de cinco anos, contados a partir da assinatura do termo. O plano teve um investimento da ordem de R$ 30,4 milhões destinados a custeio e pessoal.

De acordo com o documento enviado pelo MEC ao reitor Luiz de Sousa Santos Júnior, após acompanhar, supervisionar e fiscalizar a execução do plano de metas, concluiu-se que as ações de implementação do Programa Reuni já avançaram para o seu quarto ano com as metas tratadas. "Podemos afirmar que a meta final atingida do Programa Reuni para esta IES será de 106,8%", relata Luis Claudio Costa no documento em que parabeniza a gestão da UFPI pelo seu desempenho no cumprimento do programa.

"Esta é uma vitória de toda a equipe, que envidou todos os esforços necessários no sentido de atingir as metas estabelecidas. Acabamos superando logo em 2011 as metas previstas para este ano de 2012, o que prova que estamos focados no trabalho. Por isso, os resultados chegam. Toda a equipe está de parabéns", ressalta o reitor Luiz Júnior.