Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professores da UFPI participam de defesa de doutorado no Ceará
Início do conteúdo da página

V Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa

Imprimir
Publicado: Sexta, 13 de Julho de 2018, 17h19

V PENAIC-25.jpg

Na manhã desta sexta-feira (13) foi realizada a abertura do V Seminário Nacional do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, com o tema "Aprendendo com o Lúdico", no Centro de Convenções Atlantic City Word Eventos, às 08h30. O evento contou com aproximadamente 800 pessoas e reúne os profissionais da educação de mais de 224 municípios do estado do Piauí. A proposta da coordenação é de que o V Seminário do PENAIC possibilite a socialização das experiências dos professores associados ao Programa nos municípios piauienses.

V PENAIC-33.jpg

A Coordenadora de Formação do PENAIC, Profa. Dra. Teresa Christina Torres Silva Honório, docente da Universidade Federal do Piauí, atualmente coordena a educação infantil no Programa de Alfabetização e afirma: "Este é o quinto seminário que nós estamos realizando e o objetivo dele, além da formação pedagógica, é socializar experiências em todos os municípios, porque este é um programa de grande porte. Os professores são formados na perspectiva do letramento, da educação infantil." A Coordenadora ainda destaca que o evento significa a consolidação de todo o trabalho realizado desde 2013, quando o programa iniciou.

V PENAIC-22.jpg

 Profa. Dra. Teresa Christina Torres Silva Honório

Segundo a Profa. Dra. Antonia Edna Brito, Coordenadora de Formação do PENAIC, o seminário consiste em um evento de formação continuada de professores alfabetizadores que contempla, dentre outras áreas do conhecimento, alfabetização, letramento, letramento matemático e questões sobre currículos. "Este é um evento de formação continuada de professores alfabetizadores, e é importante porque a formação continuada é um dos pilares para qualidade da educação. É necessária e o professor deve investir constantemente em formação continuada", afirma.

V PENAIC.jpg

 Profa. Dra. Antonia Edna Brito

Desde sua criação, o PENAIC tem contribuído para o processo de alfabeização realizado por professores, como a professora Ana Alice Souza Aguiar, Formadora no município de Corrente (PI). "Eu venho contribuindo com o PNAIC desde 2013, quando ele começou na formação de professores alfabetizadores no meu município. E o que se tem observado é que o programa é realmente eficaz, mostra resultados, os professores mudam sua postura pedagógica e sua prática com relação aos direitos de aprendizagem da criança. Através da filosofia e princípios do PENAIC a gente segue com o engajamento, colaboração e mobilização dos saberes. É a partir desses princípios que ele se constitui de fato e constrói o ensino-aprendizagem", destaca a professora.

V PENAIC-21.jpg

Professora Ana Alice Souza Aguiar

O V Seminário Nacional do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa é uma resultado da parceria entre a Universidade Federal do Piauí (UFPI), o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME), a Secretaria da Educação e Cultura do Piauí (SEDUC) e as Secretarias Municipais de Educação (SEMEC's). 

Confira mais fotos: 

V PENAIC-24.jpg

V PENAIC-31.jpg

V PENAIC-30.jpg

V PENAIC-29.jpg 

V PENAIC-23.jpg 

V PENAIC-28.jpg

V PENAIC-35.jpg

V PENAIC-40.jpg

V PENAIC-34.jpg

V PENAIC-39.jpg

V PENAIC-38.jpg

V PENAIC-37.jpg

V PENAIC-36.jpg

Fim do conteúdo da página