Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > UFPI, representantes da OPAS e FMS discutem proposta de implantação do Mestrado Profissional em Gestão da Saúde
Início do conteúdo da página

UFPI, representantes da OPAS e FMS discutem proposta de implantação do Mestrado Profissional em Gestão da Saúde

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

Todos20180713124049

Aconteceu ontem (12), às 16h, no Salão Nobre da Universidade Federal do Piauí (UFPI), a reunião entre a Vice-Reitora da UFPI, Profa. Dra. Nadir Nogueira; e os representantes da Fundação Municipal de Saúde de Teresina e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). A pauta da reunião foi a implantação do Mestrado Profissional em Gestão da Saúde na UFPI e foram pontuadas questões relacionadas à expectativa dos envolvidos e os desdobramentos seguintes para a concretização da proposta.

Para a Vice-Reitora o objetivo é buscar melhorar a gestão de serviços e com isso ter melhores resultados em relação à eficiência e eficácia na atenção básica à saúde. "Essa reunião é o desdobramento de outra reunião que nós já tivemos com um representante da OPAS, Dr. Paranaguai, e o Dr. Sérgio Biapina, representando a Fundação Municipal de Saúde e, junto a professora Regina Lúcia, Pró-Reitora de Ensino de Pós-Graduação da UFPI. A ideia é de constituir uma parceria com a OPAS para a Universidade passar a oferecer um Mestrado Profissional em Gestão da Saúde. A OPAS já sinalizou o financiamento tanto para Comissão que vai trabalhar esse projeto quanto para o financiamento da primeira turma que deve iniciar em 2018 para concluir em 2020", explica a Profa. Dra. Nadir Nogueira.

 DSC021820180713124802

Vice-Reitora da UFPI

O assessor da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Sérgio Ibiapina Ferreira Costa, relata suas expectativas em relação a parceria que está sendo estabelecida entre a Fundação e a UFPI. "A expectativa é a melhor possível. Nós já tínhamos estado aqui anteriormente com esse mesmo objetivo. Nessa reunião de hoje, nós trouxemos novos elementos, a partir de órgãos financiadores, principalmente vinculados à Organização Pan-Americana de Saúde, que é vinculado à Organização Mundial de Saúde também, para que pudéssemos realmente viabilizar um projeto que seria o mestrado profissional para os profissionais que trabalham na Fundação", conta Sérgio.

José Paranaguai de Santana, vinculado à Fundação Oswaldo Cruz, mas participando da atividade também como ex-assessor da Organização Pan-Americana de Saúde, explica o teor da reunião e faz uma avaliação muito positiva. "O plano dessa reunião era a gente compartilhar os entendimentos prévios que já foram encaminhados para a implantação de um mestrado profissional da Universidade com a Fundação Municipal de Saúde, que tem apoio inicial da Organização Pan-Americana de Saúde. O propósito da reunião também foi apontar as iniciativas mais imediatas, a composição da equipe técnica desse projeto, os prazos que nós temos, a sinalização de expectativa por parte da Fundação e as possibiblidades de atendimento da Instituição Educacional (UFPI) como a promotora do mestrado. Assim, numa avaliação que faço da reunião, foram resultados muitos bons, muito êxito", finaliza.

 DSC014620180713130257

José Paranaguai de Santana, Fundação Oswaldo Cruz

Mais fotos:

TODOS20180713130525

 DSC012820180713130707

 DSC014520180713130849

Fim do conteúdo da página